Obra

Diálogo Design: Polônia Brasil

MON realiza exposição de design polonês e brasileiro


“Diálogo Design: Polônia Brasil” une design gráfico e de produto em obras históricas e contemporâneas

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a exposição “Diálogo Design: Polônia Brasil”, com curadoria de Magda Kochanowska e Ewa Solarz, da Polônia, e de Gabriel Patrocínio, do Brasil.

A exposição reúne cartazes históricos e contemporâneos e apresenta ícones do design polonês e brasileiro, estabelecendo uma justaposição entre design de produtos e design gráfico. Os trabalhos históricos da “Escola Polonesa de Cartazes” são exemplos de obras antigas usadas para a promoção da Polônia no exterior. 

Inspirados nos trabalhos dos seus predecessores, designers gráficos contemporâneos desenvolveram cartazes sobre os seus respectivos países. Representando a Polônia temos: Robert Czajka, Małgorzata Gurowska, Marta Ignerska, Dawid Ryski e Tymek Jezierski. Do lado brasileiro, foram convidados Bruno Porto, Fabio Lopez, Rico Lins, Grande Circular e Estúdio Mola.

Há, também, produtos industriais contemporâneos considerados icônicos para o design da Polônia e do Brasil. Os produtos serão agrupados em cinco categorias, com estúdios e designers brasileiros e poloneses lado a lado: Vzór / Furf Design (móveis), Agnieszka Bar / Jader Almeida (vidro), Alicja Patanowska/ Holaria (porcelana), Kosmos Project / Sérgio Matos (tradição), Zieta Prozessdesign / Domingos Tótora (inovação).

De acordo com o curador Gabriel Patrocínio, "encontros acidentais, como este que originou a exposição em questão, permitem que os designers de países tão distantes como a Polônia e o Brasil descubram áreas de experiências, aspirações e iniciativas em comum", explica. 

As histórias e os contextos distintos referentes aos dois países não constituem um obstáculo para que estes grupos possam olhar juntos para o "espelho" metafórico e vejam nele as semelhanças do outro lado.  O design gráfico, assim como os cinco grupos de objetos formam, neste caso, um certo eixo em torno do qual desenvolve-se um diálogo polaco-brasileiro sobre o design. 

“Diálogo Design: Polônia Brasil” é resultado da colaboração entre o Instituto Adam Mickiewicz / Culture.pl, instituição cultural que tem como objetivo a difusão da cultura polonesa contemporânea para o público internacional, e a fundação The Spirit of Poland, iniciativa de pessoas ligadas ao mundo do design na Polônia, que visa promover cultura, design e empreendedorismo polonês para o público internacional.

O MON contempla exposições de Artes Visuais, Arquitetura e Design, e realiza mostras dentro destas áreas específicas todos aos anos. Em “Diálogo Design: Polônia Brasil” o público do Museu Oscar Niemeyer poderá conferir trabalhos de designers consagrados mundialmente.

A mostra fica em cartaz até 22 de julho de 2018.


Serviço

“Diálogo Design: Polônia Brasil”

Período expositivo: 12 de abril a 22 de julho de 2018

Sala 11

Dias e horários especiais

Toda quarta gratuita com programação especial: 10h às 18h

Primeira quinta do mês: horário estendido até 20h, gratuito após as 18h.

Programação especial todos os domingos



Robert Czajka, Brasil, 2016
Robert Czajka, Brasil, 2016
Robert Czajka, Polska, 2016
Robert Czajka, Polska, 2016
Vzór, RM58, 2012
Vzór, RM58, 2012