Obra

artistas: Vários
curador: Ticio Escobar e Alfons Hug
local: Salas 4, 5 e 6

Desde 18 de setembro, três salas expositivas do Museu Oscar Niemeyer (MON) abrigam conteúdos da 6ª VentoSul – Bienal de Curitiba. Trinta obras de artistas de vários países ocupam 1,5 mil metros quadrados do Museu e estão atraindo um público cada vez maior para o local.

A abertura da Bienal de Curitiba aconteceu no MON na noite de 17 de setembro, em cerimônia que contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do secretário da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, da equipe curatorial, de autoridades e de mais de mil pessoas.

A 6ª VentoSul, que segue até 20 novembro, reúne cerca de 700 obras de mais de 70 artistas de países dos cinco continentes e ocupa 40 espaços na capital paranaense, seja com exposição de obras e também por meio de palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas.

Alfons Hug e Ticio Escobar respondem pela curadoria geral da mostra, que este ano tem como mote o conceito “Além da Crise”. Já Adriana Almada e Paz Guevara assinam a co-curadoria. Também compõem a equipe os curadores convidados Alberto Saraiva, Artur Freitas, Eliane Prolik e Simone Landal.

Imagens em movimento e experimentos – O conteúdo da Bienal de Curitiba abre espaço para audiovisuais, tridimensionais, interferência urbana, desenho, imagens e fotografias. Confira, a seguir, a lista de artistas e coletivos que participam da 6ª VentoSul e têm obras expostas no MON: Adonis Flores (Cuba), Adrian Lohmüller (Alemanha), Alejandro Almanza Pereda (México), Ali Kazma (Turquia), Alterazioni Video (Coletivo formado em 2004 em Milão, Itália), Antti Laitinen (Finlândia), Boris Mikhailov (Ucrânia), Camilo Restrepo (Colômbia), Danica Dakić (Bósnia), Darren Almond (Inglaterra), Desire Machine Collective (Coletivo formado em 2004 na Índia), Dinh Q. Lê (Vietnã), Fikret Atay (Turquia), George Osodi (Nigéria), Gutierrez/Portefaix (França), Joanna Rajkowska (Polônia), Josep-Maria Martín (Espanha), Kate Gilmore (EUA), Lin Yilin (China), Mark Formanek & Datenstrudel (Coletivo formado em 2000 na Alemanha), Mark Lewis (Canadá), Michel de Broin (Canadá), Mikhael Subotzky (África do Sul), Neville D’Almeida (Brasil), Olaf Nicolai (Alemanha), Patrick Hamilton (Bélgica), Paulo Climachauska (Brasil), Raul Cruz (Falecido em 1993 em Curitiba, Brasil), Ricarda Roggan (Alemanha), Zhou Tao (China).

Mais informações no site  www.bienaldecuritiba.com.br.