Obra

Piotr Kunce: cartazes poloneses

artistas: Piotr Kunc
curador: Consuelo Cornelsen
nº de obras: 85
local: Torre

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em parceria com o Consulado Geral da Polônia em Curitiba, inaugura na próxima terça-feira, dia 9 de agosto, uma exposição com 84 cartazes de Piotr Kunce. O designer polonês, considerado um dos mais expressivos em âmbito mundial, estará em Curitiba para a abertura da mostra e participará, ao lado de outros designers locais, de uma palestra também no dia 9, a partir das 19h, no auditório Poty Lazzarotto no MON.

A diretora do MON, Estela Sandrini, afirma que para entender o que é, e como pode ser um cartaz, basta olhar com atenção para a obra de Piotr Kunce. “No que diz respeito a cartaz, Kunce é referência. Cores, imagens, palavras, letras, as composições de Piotr Kunce, seja para divulgar um espetáculo ou qualquer outro evento, são verdadeiras aulas de comunicação e, ao mesmo tempo, puro prazer para burilar a sensibilidade e despertar os sentidos”, afirma Estela.

Diálogo – Antes da abertura da exposição, que estará na Torre do MON, Kunce participa de um encontro com designers locais e professores universitários, dentre eles Antonio Martiniano Fontoura, Ivens Fontoura, José Augusto Túlio Filho, Juliane Fuganti Casagrande, Kando Fokushima, Marco Antonio Pedroso, Marcos Minini, Renato Bertão, Ronaldo Corrêa, Silvio Silva e Sheila Camargo.

 O professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Kando Fokushima, chama atenção para o fato de que as obras de Kunce demonstram soluções visuais instigantes, “ainda que seu conteúdo textual esteja em uma língua estranha para a maioria dos visitantes da exposição. O conceito de seus trabalhos exige interpretação, envolvimento e reflexão”, comenta.