Obra

Da Materialidade ao Vazio - Projeto Desinstalação

artistas: Márcio Prado
curador: Márcio Prado
nº de obras: 1 cubo de 2,0 x 2,0 x 2,0m
local: Pátio Externo

A exposição Da Materialidade ao Vazio integra o projeto Desinstalação, do artista plástico Márcio Prado.  O projeto, que se estenderá até 18 de novembro, foi desenvolvido no Atelier de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A exposição é constituída de três etapas. No primeiro momento foi instalado um cubo, no Pátio Externo do Museu, de 2,0 x 2,0 x 2,0m, formado por 4.096 cubos maciços de cerâmica refratária,  tendo cada unidade sido recoberta por esmalte cerâmico.

Passadas seis semanas, o cubo será fragmentado em 64 partes, gerando módulos de 64 unidades. Estes módulos serão deslocados gradualmente para espaços de Curitiba. Ao término do último deslocamento será instalada uma peça de 2,0 x 2,0 x 2,0m no mesmo local onde anteriormente encontrava-se o cubo de cerâmica refratária.

Da Materialidade ao Vazio pretende estabelecer um campo transitório para a escultura, um campo de passagem. Uma massa que fragmentada e deslocada nos remete ao materializar e ao desmaterializar. Objetiva deixar uma silhueta como memória, como marca de passagem, que pode situar este trabalho em sua transitoriedade.