Obra

Em casa com Chromiec

artistas: Osmar Chromiec
acervo:Museu Oscar Niemeyer
local: Sala de Referência do Acervo e Ação Educativa

O projeto “Em casa com Chromiec”, desenvolvido em cima da obra do artista paranaense Osmar Chromiec (1948-1993), pelo setor de Ação Educativa em parceria com o Departamento de Museologia, Restauro e Conservação do Museu Oscar Niemeyer (MON), tem o objetivo de apresentar ao público a trajetória de um artista de grande importância para o Estado.

Além da exposição e atividades interativas que acontecem na Sala de Referência do MON, serão realizadas algumas palestras e mesas redondas sobre Chromiec. O crítico de arte e historiador Fernando Bini, pontua: “Chromiec tem um universo de calma, ordem e reflexão”.

Osmar Chromiec iniciou seu processo criativo no abstracionismo geométrico e realizou muitas obras utilizando sistematicamente o preto e branco. Na década de 1980, ingressou no figurativo com alusão à natureza e na utilização de cores, sobretudo verde, amarelo e azul. No fim dos anos 1980, predominam as grades e portões, as paisagens, sobretudo, as marinhas. “Em casa com Chromiec”, na Sala de Referência do MON, terá além das obras de Chromiec, atividades didáticas e interativas.