Obra

45 Manoel Coelho – Arquiteturadesign

curador: Irã José Taborda Dudeque
nº de obras: 22
local: Sala 10

Com curadoria de Irã José Taborda Dudeque, a mostra realiza um panorama sobre a trajetória do arquiteto e designer Manoel Coelho, que completa 45 anos de carreira. São projetos visualizados por meio de painéis fotográficos, desenhos, maquetes e vídeos. 


Manoel Coelho diplomou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná em 1967, onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos. Participou do processo de Planejamento Urbano de Curitiba com projetos como o Mobiliário Urbano e a revitalização da Praça Osório. É o responsável pela arquitetura do Centro de Design do Paraná e do Tecnocentro.

 

Recebeu várias premiações destacando-se o Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer; Prêmio pelo Projeto de Sinalização e Mobiliário Urbano de Curitiba na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Prêmio de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design; além de participações na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, e Bienal Mundial de Arquitetura de Sofia, Bulgária.

 

Os edifícios criados por Manoel Coelho são, quase sempre, baseados em formas ortogonais e ângulos de 90º. Para o historiador e curador Irã Taborda, “a produção de Manoel Coelho é bem pouco espetacular”. Ressalta o historiador que basta observar a simplicidade estrutural e funcional do edifício administrativo da PUCPR, a relação simples e eficiente de concreto e alvenaria dos demais blocos daquela Instituição, ou dos prédios didáticos da Universidade Positivo.

 

O arquiteto lança também o livro “Manoel Coelho – Arquiteturadesign” sobre sua trajetória profissional, com textos do arquiteto e historiador curitibano Irã Dudeque Taborda; da professora e pesquisadora de Design, Ethel Leon; do historiador e crítico de Arquitetura Hugo Segawa.