Obra

Jaime Lerner - das vozes da cidade

artistas: Jaime Lerner
curador: Valeria Bechara
local: sala 6

Museu Oscar Niemeyer recebe mostra sobre os 50 anos de carreira de Jaime Lerner

O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta a mostra “Das Vozes da Cidade”, sobre os 50 anos de arquitetura e urbanismo de Jaime Lerner. A exposição, na sala 06, ficará em cartaz de 11 de dezembro de 2014 até 5 de abril de 2015.

A exposição traz um panorama da carreira de Jaime Lerner, que no início de 1970, quando foi pela primeira vez prefeito da capital paranaense (1971-1975), projetou Curitiba como uma referência internacional, o que o tornou um dos nomes mais conhecidos e respeitados da arquitetura e urbanismo.

“Das vozes da cidade” percorrerá Curitiba e visitará outras cidades que aqui buscaram sua inspiração. Como a imaginação e a inspiração se transformaram na ideia que ganhou a imprensa, as bibliotecas, os fóruns internacionais de discussão urbana.

Com curadoria de Valéria Bechara, a mostra traz desenhos, fotos, vídeos, depoimentos, croquis e maquetes. “A obra é o trajeto, da inspiração à ideia, um rastilho que inspira. Não uma utopia, posto que o ideal é dissociado de lugar ou possibilidade, enquanto que o que ele inspira é a ideia de um sonho possível”, pontua.
 
Jaime Lerner

Nascido no ano de 1937 em Curitiba, Jaime Lerner teve a criatividade e a ideia de urbanidade desde cedo. Morava na porta de entrada da capital paranaense, a Rua Barão do Rio Branco, que ligava a estação de trem ao centro da cidade, com grandes hotéis, comércio e a imprensa presente em emissoras de rádios e jornais.

Crescer neste ambiente foi essencial para definir o olhar, a imaginação, a inspiração e a ideia que futuramente transformou a cidade na época de suas gestões na Prefeitura de Curitiba.

Sendo três vezes prefeito de Curitiba (1971-75/1979-83/1989-93) e duas vezes governador do Paraná (1995-99/1999-2003), Lerner tem um legado definido, bem estruturado e inspirador. Na liderança da equipe, Curitiba se tornou uma referência urbana, com outras cidades adotando o sistema de transporte coletivo desenvolvido na época.

Em 2001, Lerner foi eleito presidente da União Internacional dos Arquitetos e seu nome ainda é referência do urbanismo no mundo inteiro.

O projeto do edifício do Museu Oscar Niemeyer foi executado quando Jaime Lerner era Governador do Estado, em sua segunda eleição (1999-2003). Inaugurado em 2002 como Novo Museu, este espaço se tornou ao longo de 12 anos  referência em arte e cultura no Brasil e no mundo.
 
Serviço
“Das Vozes da Cidade – Jaime Lerner”
Período expositivo: 11 de dezembro de 2014 a 5 de abril de 2015
Sala: 06
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10 às 18h

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba - PR
Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada)
Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam entrada
www.museuoscarniemeyer.org.br/home
twitter.com/monmuseu
www.facebook.com/monmuseu