Obra

O Muro

curador: Helio Rodrigues
nº de obras: 80
local: Hall - entre sala 3 e 6

“O MURO” é uma mostra interativa que apresenta 80 fotografias tiradas por crianças e adolescentes da Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. A instalação é resultado do projeto “Eu Sou”, que desde 2003 desenvolve um trabalho de artes plásticas com crianças do Jacarezinho. A proposta para montar a instalação era que elas fotografassem o lugar onde moram para mostrá-lo a pessoas que não o conhecem, seguindo a estética artística à qual foram apresentadas.   

Construído com 80 blocos, “O MURO” guarda no interior os olhares das crianças (fotos), mas seus olhos estarão fotografados do lado de fora, com o intuito de humanizar ainda mais a instalação e instigar a curiosidade das pessoas de olhar através de um buraco (feito na íris) e descobrir o que há do outro lado.

A principal finalidade do projeto, como explica Helio Rodrigues, é reconstruir a identidade através da arte e desconstruir “muros” que existem na sociedade ampliando opiniões, reduzindo preconceitos e aceitando as diversidades. “A arte não aceita limites, é um meio para transformar vidas. Atravessa, transgride, rompe ou, até mesmo, absorve os obstáculos e deles faz ferramenta”, analisa o artista plástico."