Obra

OPARÁ - Onde Nasce o Rio São Francisco

artistas: Marco Alves
curador: Rosely Nakagawa
nº de obras: 32
local: Torre

Resultado de um trabalho autoral de Marco, a mostra traz 32 fotos emolduradas e 4 painéis com impressões em tecido. “No movimento oposto aos trabalhos documentais, de suma importância para a preservação, Marco atribui às paisagens da Serra da Canastra a sua dimensão poética, através da visão contemplativa de quem aprende com a natureza e faz parte dela”, destaca Nakagawa.

A ideia do projeto, iniciado há cerca de 10 anos, surgiu da vontade de Marco Alves, formado em engenharia elétrica e professor da Unicamp, de realizar um livro de fotografias sobre a Serra da Canastra. “Em virtude da minha ligação com a natureza e do trabalho técnico que desenvolvo nos laboratórios da universidade, tenho uma familiaridade com a fotografia e sempre tive a ideia de fazer um livro. Escolhi fazer esse trabalho na Serra da Canastra, comecei a visitar a região com frequência e não parei mais”, conta o fotógrafo.

De acordo com Rosely Nakagawa, o ensaio mostra que Alves não prioriza somente o rigor técnico para encontrar a beleza dos brancos. “Como um discípulo monástico, repete a experiência de percurso no parque, acompanhando cada mudança de estação, descobrindo novas abordagens de uma paisagem que nunca é a mesma. Dentro da relação dialética dos elementos opostos, podemos ver, em suas imagens, a montanha que desenha o horizonte; a raiz que molda a terra; o vento que desenha o torso da árvore; a pedra que muda o curso da água; a névoa que delimita o horizonte; a nuvem de água que sobe das cachoeiras, desenhando o vazio”, destaca a curadora.