06.03.2018

MON lança catálogo da exposição “Nomos”, de Laura Miranda

Evento de lançamento acontece na quinta-feira, 8 de março, e terá mesa redonda com a artista e convidados


O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove o lançamento do catálogo da exposição “Nomos”, da artista Laura Miranda, no dia 8 de março, quinta-feira, às 18h, no miniauditório do museu. O evento terá mesa redonda com Kátia Canton, curadora da mostra, Paulo Reis, crítico de arte, Mônica Infante, que participou das performances que aparecem em vídeo na mostra, e a artista Laura Miranda. O evento é gratuito.


Além do evento de lançamento do catálogo, haverá visitas guiadas pela exposição ao longo dos meses de março e abril. A mediação será feita por Laura Miranda, Mônica Infante, Denise Bandeira e Anna Karolina Ghidini.


A exposição

“Nomos” apresenta dois projetos recentes de Laura Miranda, “Líquens 2014/2015” e “Estrela Canina 2016/2017”, realizados na Área de Proteção ambiental do Passaúna, região metropolitana de Curitiba. A mostra é composta por mais de 60 obras entre desenhos e objetos, conta também com dois vídeos de performance com a participação da artista Mônica Infante.


“Líquens” aborda as relações simbióticas de proteção e nutrição que mantém a sobrevivência das espécies e propõe uma ética, a de olhar a existência desenhada através do outro. “Estrela Canina” parte da referência a cães abandonados nas bordas da represa do Passaúna em situação de extrema vulnerabilidade e, consequentemente, apresentando risco para o equilíbrio do ecossistema.


A escolha do termo “Nomos” para designar esta exposição refere-se a um caminho numa ampla extensão em torno do espaço urbano. O trabalho é construído por meio de processos que consideram as especificidades do território e resulta do embate entre sujeito e mundo – corpo e lugar.


“Nomos” fica em cartaz até 29 de abril.


Sobre Laura Miranda

Laura Miranda é graduada em artes visuais (1978 a 1981) e pós-graduada em História da arte do Século XX (1999), pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) em Curitiba. Realizou cursos de extensão (1991), na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, no Rio de janeiro. Também é formada em Experiência Somática (2013 a 2015), prática corporal baseada nas psicologias somáticas, na etologia e na neurociência. Atua como artista visual e performer desde a década de 1980.


Sobre Kátia Canton

Katia Canton é escritora, artista e educadora. Nasceu em 1962, em São Paulo, cidade natal, estudou Dança, Arquitetura (Universidade Mackenzie) e Jornalismo (ECA-USP). Posteriormente, vivendo em Nova York, tornou-se mestre em Performance Studies e PhD em Artes Interdisciplinares, ambos títulos obtidos na New York University. Sua tese de doutorado articula a relação das artes com os contos de fadas. Como escritora, dedica-se particularmente a livros sobre arte e a livros ilustrados, tendo recebido vários prêmios, entre eles três Prêmios Jabuti. Como artista e educadora, realiza exposições, palestras, oficinas e residências artísticas no Brasil e no exterior.


Sobre Paulo Reis

Paulo Roberto de Oliveira Reis é professor do Departamento de Artes da UFPR, pesquisador com trabalhos em curadoria e crítica de arte. Entre suas curadorias estão Estados de imagem: livros de Waltércio Caldas (realizada conjuntamente com Daniela Vicentini, Museu Victor Meirelles, Florianópolis, 2007), Um lugar a partir daqui (exposição realizada dentro do programa Rumos Visuais, Itaú Cultural, Brasília, 2009) e O corpo na cidade – performance em Curitiba (Solar do Barão, 2009).


Sobre Mônica Infante

Mônica Infante nasceu em Juiz de Fora – MG em 1964. Artista, pesquisadora e professora. Graduada em Dança pela MiddlesexUniversity - Londres, Inglaterra. Orientadora de projetos de pesquisa em dança contemporânea - Casa Hoffmann -centro de estudos do movimento (2006, 2009, 2012). Também é formada em Experiência Somática (2013 a 2015), prática corporal baseada nas psicologias somáticas, na etologia e na neurociência.


Serviço

Lançamento do catálogo “Nomos”, de Laura Miranda

Data: 8 de março de 2018

Horário: 18h

Local: Miniauditório


Visitas mediadas pela exposição “Nomos”

Mediação: Laura Miranda, Mônica Infante, Denise Bvandeira e Anna Karolina Ghidini

Dia 14 de março, quarta-feira, às 11h

Dia 21 de março, quarta-feira, às 16h

Dia 28 de março, quarta-feira, às 16h

Dia 31 de março, sábado, às 11h

Dia 5 de abril, quinta-feira, às 19h

Dia 11 de abril, quarta-feira, às 11h

Dia 18 de abril, quarta-feira, às 16h

Dia 29de abril, domingo, às 11h

Local: sala 8


Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

41 3350-4400

Terça a domingo, das 10h às 18h

Retirada de ingressos: até 17h30

R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

museuoscarniemeyer.org.br