13.09.2018

MON participa da 12ª Primavera dos Museus

Programação acontece de 18 a 23 de setembro

O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público para participar da “12ª Primavera dos Museus”, de 18 a 23 de setembro, terça a domingo.  O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para museus de todo o Brasil e o tema deste ano é “Celebrando a educação em museus”.

Durante esta semana, haverá ações múltiplas, tais como visitas mediadas diferenciadas, oficinas de gravura, instalação com a participação ativa do público, intervenções em vários espaços do museu e uma proposta educativa mais ampla chamada “Te encontro pelo caminho”, que envolverá, na quarta gratuita (19/09), contações de história, brincadeiras, oficinas, entre outras atividades.

As atividades serão conduzidas pelo setor Educativo do MON e para participar é necessário apenas a aquisição do ingresso ao museu: R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Primavera dos Museus

O evento Primavera de Museus é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com a participação de museus de todo o país.

A partir do tema escolhido, que nesta edição é “Celebrando a educação em museus”, a proposta é elaborar uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Este ano, a Primavera de Museus contará com a participação de 900 instituições, somando mais de 2787 eventos programados.

Confira a programação:

18 a 23/09:

Visitas mediadas na exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses” ás 11h e às 16h30. Sala 5.

Participação do público em uma instalação proposta pelo artista do acervo José Antonio de Lima, das 10h às 18h. Oficina- subsolo.

Dia 19/09- quarta

Proposta educativa: “Te encontro pelo caminho”.

Diferentes públicos, múltiplas linguagens.

Ações: oficina de gravura das 11h às 17h, contação de história, mediações com óculos 3D, brincadeiras, espaços de fotografia, instalação e intervenções nos espaços do MON.

Dia 23/09 - domingo

Oficina de gravura.

Horário: 11h às 17h.

12ª Primavera dos Museus no Museu Oscar Niemeyer