29.01.2019

MON sedia oficina interativa da Bienal

O público infantojuvenil, a partir de 11 anos, é o alvo da oficina interativa “Amarelinha Reflexiva: um tour interativo pela Bienal”, que acontecerá nesta quarta-feira (30/1) no Museu Oscar Niemeyer – MON. As atividades têm início às 15h, com entrada gratuita, mas é necessário realizar a inscrição antecipadamente pelo email: educativo@bienaldecuritiba.org. As vagas são limitadas.

A oficina terá início com uma visita guiada, para um grupo de no máximo 15 pessoas, à obra “Rayuelarte”, um jogo de amarelinha, onde será abordado o trabalho da artista Patrícia Pellegrini sobre a vida e obra de Marta Minujín. Após a visita, haverá uma proposta prática da oficina.

Na sequência, o grupo seguirá até a obra QUE SOY, de Dolores de Argentina, para uma reflexão sobre os espaços públicos ocupados pelas obras de arte e questões socioambientais levantadas pela artista. Após, haverá visita à exposição “Dragão Floresta Abundante” (sala 9), do artista Christus Nóbrega.

Ao final, o grupo verá a obra Fábrica de Pipas, também de Nóbrega, localizada no subsolo do museu. A oficina será finalizada com uma dinâmica. Nesta, serão divididos dois grupos para a criação de duas amarelinhas com desenhos cronológicos sobre a visita que participaram e, em seguida, haverá um pequeno debate entre os participantes.

A oficina “Amarelinha Reflexiva: um tour interativo pela Bienal”, será realizada novamente nos dias 13 e 27/2.

Proposta -

O projeto “Bienal Interativa” é uma parceria da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2018 | 25 anos com o Projeto Educativo da Bienal. Oficinas interativas e práticas para crianças e adultos acontecem em janeiro e fevereiro, no MON.

A segunda oficina, que acontecerá aos sábados (2 e 16/2), é direcionada ao público adulto (maiores de 18 anos). “Desafios e possibilidades de um relacionamento inspirada na obra ‘Only You’ de Leonardo Kossoy” terá início com uma visita mediada à exposição “Mergulhador” de Leonardo Kossoy, dando ênfase à série “Only You”.

Durante a mediação, serão desenvolvidas reflexões sobre pensamento binário/dualidades, individualidades, singularidades e relacionamento a dois. Em seguida, os visitantes serão conduzidos ao espaço de realização da oficina.

Inicialmente, os mediadores irão estimular os participantes a refletirem sobre os desafios e possibilidades de um relacionamento social ou afetivo. Depois deste momento, o grupo será dividido em duplas que irão desenvolver uma atividade prática.

As oficinas fazem parte da edição comemorativa de 25 anos da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, reconhecida como um dos principais eventos de arte do circuito mundial.

As inscrições para participar das oficinas são previamente realizadas via e-mail. Interessados devem mandar nome completo, idade, telefone de contato e nome da oficina pretendida para: educativo@bienaldecuritiba.org.

“Amarelinha reflexiva: um tour interativo pela Bienal”

Às quartas-feiras – 30/1, 13/2, 27/2

Idade: a partir de 11 anos

Concentração e ponto de encontro: 14h45, em frente à bilheteria do museu