01.02.2019

MON promove colônia de férias para crianças atendidas por instituições sociais

Pela primeira vez, o Museu Oscar Niemeyer (MON) organizou uma Colônia de Férias para instituições sociais que atendem menores em situação de vulnerabilidade social. A ação tem como principal objetivo democratizar a arte e a cultura. As atividades aconteceram na semana de 29 de janeiro a 1 de fevereiro e envolveram quatro instituições de Curitiba.

A ideia é que a ação se repita nos próximos períodos de férias. “Instituições interessadas devem fazer contato com o MON, através do nosso setor Educativo”, explica a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika.

A diretora-presidente falou sobre o principal objetivo atual do MON, aliado à postura da nova gestão, de aproximar variados públicos do museu. “Queremos ver a comunidade inserida no museu, participando ativamente do seu dia a dia e de suas atividades”, disse. Uma das maneiras de fazer isso será o incentivo ao voluntariado dentro do museu.

A ideia é que o MON torne-se, cada vez mais, acessível a todos os paranaenses. Uma das metas é levar ações coordenadas pelo Educativo aos 399 municípios do Estado.

 
Colônia de Férias

No total, 100 menores com idades entre 5 e 14 anos foram recebidos no museu. Orientados pela equipe do Educativo do MON, participaram de diversas atividades pedagógicas, esportivas e artísticas.

Eles conheceram as exposições "Luz e Matéria”, “Nemer - aquarelas recentes- geometria residual”, "Diáfano- reflexos, transparências e opacidades na obra de Carlos Fajardo", além de realizarem uma visita exclusiva ao acervo do MON.

O roteiro de atividades da Colônia de Férias incluiu ainda dinâmicas, oficinas artísticas e circenses, jogos e brincadeiras, contação de histórias e apresentações teatrais, sempre promovendo a interação dos pequenos com educadores e artistas.

As instituições participantes foram os projetos Sociedade Crescer e Transforme Sorrisos, que leva acesso à cultura através da arte, com ações voluntárias. Participaram ainda a Fundação Iniciativa e o Lar Moisés, que com atendimentos em casas-lares acolhem e amparam crianças e adolescentes em situação de risco. 

O objetivo do Museu Oscar Niemeyer com seus projetos sociais é a disseminação da arte e da cultura para toda a sociedade. Além da Colônia de Férias, há outras ações e programas, como o MON para Todos, desenvolvido para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades do museu.


Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
41 3350 4400