23.04.2019

MON é referência em cultura nacional pela revista GQ

O Museu Oscar Niemeyer (MON) foi incluído na lista dos “cinco museus que você precisa visitar”, em matéria veiculada neste mês pela revista GQ. Segundo a publicação, o MON é “uma das instituições no país que servem como a maneira ideal de se encontrar com a cultura nacional.”

Outros nomes citados na matéria foram o Instituto Ricardo Brennand, em Pernambuco; o Museu das Cadeiras Brasileiras, na Bahia; além do virtual e colaborativo Museu da Pessoa e o Museu Nacional, que hoje tem parte do acervo disponível em 360º na plataforma Google Arts & Culture.

O prédio que abriga o MON tem projeto de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e conta com sua inconfundível combinação de linhas retas e curvas, concreto e áreas verdes, neutro e colorido.

A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Desde 2018, o MON também faz parte da plataforma Google Arts & Culture, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo. A ferramenta reúne conteúdos sobre arte e cultura, incluindo informações sobre museus, obras, artistas e exposições ao redor do mundo, o que permite que o usuário realize tours virtuais por esses espaços.

A revista GQ é publicada no Brasil pela Editora Globo, em parceria com o grupo Condé Nast, um dos maiores grupos internacionais de edições de revistas, com sede em Nova York. Acesse a matéria AQUI.

SERVIÇO:
Curitiba/Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuita