12.08.2019

MON tem duas novas exposições

O Museu Oscar Niemeyer iniciou a semana com duas novas exposições, inauguradas no último dia 8 de agosto. 

“Declaração de princípios” reúne obras recentes e inéditas do artista paranaense Geraldo Leão. A exposição, poderá ser vista em Curitiba até o dia 10 de novembro. A curadoria é de Agnaldo Farias. 

Geraldo Leão é um dos nomes mais significativos da arte paranaense contemporânea e uma grande força de influência sobre a nova geração. A mostra conta com a participação de sete artistas, convidados pelo próprio Geraldo Leão: Andréia Santos, Bruno Oliveira, Lilian Gassen, Tony Camargo, Lívia Piantavini, Willian Santos e William Machado. Todos eles são antigos alunos e representam na mostra os diversos períodos de mais de 20 anos em que Leão também atua como professor.

Quem vier ao MON poderá visitar também a obra “Spider” (Aranha) da artista francesa Louise Bourgeois. A escultura, que possui mais de 3 metros de altura, faz parte do acervo da Coleção Itaú Cultural e está em itinerância pelo Brasil. A obra fica em Curitiba até o dia 17 de novembro. 

Com forte influência do surrealismo, Bourgeois tem uma produção carregada de simbolismos. A obra em exposição no Museu Oscar Niemeyer é a primeira de uma série de seis, produzidas pela artista ao longo de dois anos. Atualmente, é a única peça do conjunto que se encontra na América Latina.

Além das mostras de Louise Bourgeois e Geraldo Leão, há outras sete exposições em cartaz no MON: “Com Título e Sem Título, técnicas e dimensões variadas - Museu Oscar Niemeyer, aquisições e doações recentes”, “O que é original? - Marcelo Conrado”, “Luz ≅ Matéria”, “Ásia: a terra, os Homens, os Deuses”, “Pequenos Gestos - Memórias Disruptivas (MAC-PR)”, “Oferenda - Guita Soifer” e “África, mãe de todos nós”.

Serviço
Geraldo Leão - Declaração de princípios
Período expositivo: até 10/11
Sala 7

Spider (Aranha) - Louise Bourgeois
Período expositivo: até 17/11
Hall entre as Salas 1 e 4

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas (oferecimento Governo do Estado do Paraná)
Informações: (41) 3350-4468
www.museuoscarniemeyer.org.br