O Museu Oscar Niemeyer apresenta o programa MON Para Todos, desenvolvido para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades do museu.

MON PARA TODOS - Pessoas cegas ou com baixa-visão

A partir das indicações do piso podotátil e das descrições do audioguia, o visitante é convidado a descobrir a arquitetura do MON e a conhecer de forma detalhada 14 obras expostas no Pátio das Esculturas. A exposição é permanente e não é necessário agendamento prévio.

A proposta inclui:

• Piso podotátil
• Audiodescrição do percurso e das obras
• Esculturas originais e réplicas em miniatura
• Réplicas de obras de grande dimensão
• Maquete tátil
• Legendas em braile
• Empréstimo gratuito de audioguias
• Aplicativo para smartphone com audiodescrição
• Oficinas artísticas (com agendamento)

Patrocínio: Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro

Assista aqui o vídeo de apresentação do programa:


Clique aqui para fazer o download gratuito do aplicativo de audiodescrição MON Para Todos

MON PARA TODOS - Pessoas surdas

O programa educativo “Artistas do nosso acervo”, que apresenta uma exposição que coloca em diálogo obras de artistas do acervo do MON, conta com recursos de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma das principais atividades do programa, as oficinas práticas com artistas convidados promovidas no primeiro domingo de cada mês, possui na primeira sessão, às 14h30, um tradutor e intérprete de Libras. Para participar das oficinas não é necessário agendamento prévio. A atividade é gratuita, mediante aquisição do ingresso ao museu. Além da exposição e oficina, as ações do programa incluem um espaço interativo e exibição de um vídeo com tradução em Libras. Este material é disponibilizado para consulta dos visitantes no Centro de Documentação e Referência do MON.





MON PARA TODOS - Pessoas autistas ou neurodivergentes

O MON oferece aos seus visitantes autistas ou neurodivergentes materiais para auxiliar no planejamento da visita ao Museu: a Narrativa Visual mostra, por meio de imagens e textos curtos, o que se pode esperar da visita, e o Mapa Sensorial indica quais são os estímulos sensoriais mais comuns em diversos espaços. Clique abaixo para consultar esses materiais.
Consulte aqui a Narrativa Visual
Consulte aqui o Mapa Sensorial

O MON também possui a Sala de Acomodação Sensorial, um espaço com estímulos reduzidos localizado em frente à Sala 01, no 1° andar do edifício principal, que pode ser usado para minimizar desconfortos durante a visita. Além disso, o Museu disponibiliza para seus visitantes autistas Cordões de Girassóis e abafadores de ruídos auriculares descartáveis, que podem ser retirados na recepção, em frente ao acesso às exposições.



Visite o MON e conheça mais sobre as obras em exposição no museu

Pessoas com deficiência possuem desconto de 50% no valor do ingresso, extensivo a um acompanhante.
Consulte aqui o horário de funcionamento e os valores dos ingressos
Consulte aqui as linhas de ônibus com pontos de parada próximos ao MON

Estacionamentos do MON
O Museu Oscar Niemeyer possui dois estacionamentos para uso dos visitantes durante o horário de funcionamento do museu, ambos com vagas reservadas para gestantes, idosos e cadeirantes.
Os espaços são geridos pela empresa terceirizada Estar Europeu, e os visitantes do MON têm desconto de 50% sobre a tarifa aplicada mediante a apresentação do ingresso do museu. Os clientes do MON Café e da MON Loja recebem desconto de 25% ao apresentarem o ticket de compra.
Estacionamento 1 – entrada pela Rua Marechal Hermes
Estacionamento 2 – entrada pela Rua Manuel Eufrásio
Estacionamento 2 – entrada pela Rua Manuel Eufrásio

Endereço:
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico – Curitiba
Telefone: (41) 3350 4400

Cães-guia são bem-vindos.