Educativo
MÁS INFORMACIÓN SOBRE EL EDUCATIVO
Con el objetivo de brindar experiencias transformadoras a todos los públicos y democratizar el acceso al arte, el Museo Educativo Oscar Niemeyer desarrolla propuestas personalizadas y únicas.
Los contenidos están adaptados a diferentes grupos de edad y buscan asegurar el intercambio cultural, la experiencia estética y el mejor aprovechamiento, siempre respetando el conocimiento previo del individuo.
Las acciones privilegian el abordaje transdisciplinario y enfatizan la percepción crítica de las imágenes, confluyendo al estímulo de nuevas lecturas y experiencias con las obras, además, brindamos la oportunidad de experimentar con diferentes técnicas y materiales artísticos.
El Educativo propone programas de forma híbrida, realizando acciones virtuales y presenciales, ampliando su alcance de audiencia.
Las propuestas prevén la participación activa de los visitantes, buscando hacer del museo un centro abierto de formación. Incluyen mediaciones, talleres artísticos y dinámicas de sensibilización que pretenden acercar a diferentes públicos a la producción contemporánea, ampliando así su repertorio personal.
Junto a contenidos relacionados con las artes visuales, la arquitectura y el diseño, se trabajan conceptos sobre patrimonio, colección, conservación y patrimonio cultural y, en particular, contenidos históricos sobre la vocación monumental del edificio y su importante papel como arquitectura en la ciudad.
Objetivos del sector
Alguns dos objetivos do setor são:
· Contemplar al público adulto, adolescente, infantil, anciano e interno;
· Abordar las obras de arte desde el punto de vista histórico, estético y social;
· Proporcionar un proceso de aprendizaje con la participación activa del público;
· Trabajar en colaboración con instituciones escolares pensando en el Museo como un espacio educativo independiente;
· Organizar conferencias, simposios y cursos de formación;
· Elaborar materiales multisensoriales para la accesibilidad;
· Organizar medios para una atención inclusiva eficaz.
Visitas mediadas
As visitas mediadas propõem diálogos ativos com os visitantes, respeitando os aspectos de cada grupo e indivíduo. O percurso da mediação cria relações com o museu e com as exposições em cartaz, a partir da conversa e da interação com o mediador ou educador responsável pela visita.
As visitas educativas são realizadas para grupos com no mínimo dez pessoas, atende escolas, universidades, ONGs, grupos de turismo e outros mediante agendamento prévio. Além da mediação, o grupo pode optar por receber uma oficina prática. Para o público em geral, as visitas mediadas e oficinas possuem horários pré-estabelecidos.
Talleres artisticos
As oficinas oferecem aos visitantes um espaço de criação e experimentação. Por meio da ativação da percepção multissensorial, as propostas dialogam com o acervo, as exposições em cartaz e a arquitetura do MON. O propósito é gerar experiências que contribuam para ampliar a vivência dos visitantes no espaço museológico, bem como proporcionar um ambiente de liberdade criativa.
Programas
Durante o período de férias (janeiro e julho) o Museu Oscar Niemeyer prepara um conjunto de atividades destinadas às famílias e crianças de idades diversas. Confira a programação e participe!
Ver programaO programa arte para maiores é indicado especialmente às pessoas com mais de 60 anos, mas é aberto para todo o público. As atividades compreendem visitas mediadas às exposições em cartaz, dinâmicas coletivas, práticas artísticas, conversas e encontros com artistas e curadores das mostras.
Ver programaO MON na Escola é um programa de visitas guiadas, feitas por agendamento prévio, orientadas por um mediador/educador que conversa sobre os principais conceitos das exposições e da história e arquitetura do MON. O atendimento é realizado por universitários das áreas de Artes Visuais, História, Design, Turismo, Teatro, Letras e outros, que a cada nova exposição, recebem treinamento oferecido pelo MON em parceria com artistas, curadores, críticos de arte e outros profissionais da área.
Ver programaPor meio de investigações e ações multissensoriais, o projeto MON Primeiros Passos proporciona para as crianças de 1 a 2 anos um contato sensível com a arte e com o espaço do Museu. Os encontros envolvem dinâmicas, oficinas e atividades nas exposições em cartaz e no Espaço de Oficinas do MON. Os pequenos devem sempre estar acompanhados por um adulto, que atuará como mediador entre a criança e as propostas durante as ações. Aqui, as crianças são protagonistas das suas próprias experiências com a arte!
Ver programaUma noite de atividades temáticas, baseadas em alguma das exposições em cartaz, que convida crianças a descobrirem o Museu de uma forma diferente e participativa.
Ver programaO “Eu participo!” é um programa destinado a atender colaboradores e equipes terceirizadas, contempla a realização de mediações nas exposições pela equipe do Educativo do MON, além de uma série de ações que visam reforçar o senso de pertencimento dos colaboradores. Uma vez por mês são realizadas conversas sobre o museu e suas exposições, em dia e horário predeterminados, aberta à participação espontânea dos colaboradores e conforme disponibilidade de horário das equipes. Além disso, o programa oferece cinco ingressos por mês a colaboradores que desejem visitar o museu com familiares/amigos. O objetivo é promover a inclusão dos colaboradores como público destinatário imediato das ações culturais desenvolvidas pelo Museu, apropriação do lugar e integração entre equipes.
Ver programaO programa MON Para Todos foi desenvolvido pelo Museu Oscar Niemeyer para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades oferecidas pela instituição. Para pessoas com cegueira ou baixa-visão, o programa conta com legendas em braile, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura. O MON Para Todos oferece, mediante agendamento, atividades com tradução em Libras para pessoas com deficiência auditiva.
Ver programaO projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaActividades
Programación de visitas en grupo
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.