Obra

Fora das Sombras

artistas: Diversos
local: Sala 11

MON apresenta exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea” 

Será inaugurada no dia 18 de agosto, na Sala 11 do Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”. A mostra reúne a produção recente de 40 artistas mulheres do Rio Grande do Sul, com curadoria de Ana Zavadil. 

Por meio de um conjunto de obras, muitas inéditas, essas potentes artistas questionam a situação da mulher numa história da arte dominada pelos homens. A resistência é expressada pelo processo criativo de cada uma delas, formando um conjunto inquietante e questionador.

São 140 obras de diversas técnicas. O modelo curatorial de exibição das obras é o modelo labiríntico, sem seguir cronologia, deixando o visitante livre para escolher o seu caminho dentro da sala expositiva. Faz parte da proposta provocar questões que possam ampliar as pesquisas individuais produzidas pelas artistas. 

Os trabalhos apresentados constituem fonte de resistência e poder dentro do cenário vigente da produção das artistas, muitas com um caráter feminista. A arte deve potencializar a militância artística coletiva pela busca de respeito, igualdade e diversidade, buscando romper valores do sistema patriarcal, bem como reconhecer a qualidade da obra de artistas mulheres e o seu lugar na sociedade.

Serviço:
Exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea” 
Abertura: 18/8, às 13h
Sala 11
www.museuoscarniemeyer.org.br