
Heist Films - Gustavo Von Ha
artistas: Gustavo Von Ha
curador: Tomás Toledo
nº de obras: 68
local: Torre
Heist Films Entertainment
O cinema não apresenta apenas imagens, ele as cerca com um mundo - Gilles Deleuze, A imagem-tempo.
Heist Films Entertainment, além de ser o título desta exposição, é o nome de uma produtora cinematográfica criada por Gustavo von Ha para desenvolver e distribuir trailers de filmes que nunca serão realizados. TokyoShow [A Busca do Amor], Gasoline 1 [Hollywood em Chamas 1], Gasoline 2 – Back to the fire [Hollywood em Chamas 2] e Paranormal [Garota Diabólica] possuem peças publicitárias, atores e atrizes profissionais, páginas na Internet e nas redes sociais, DVD’s distribuídos em bancas de filmes piratas e cartazes, em suma, tudo o que um filme real deve ter por convenção. Porém, eles apenas emulam uma realidade que nunca se concretiza em sua totalidade.
Se por um lado a produtora não fornece ao público todas as imagens que poderiam compor um longa metragem, abre as portas para o mundo que cada um destes trailers sugere. O espectador é confrontado com uma série de imagens, fragmentos narrativos, tonalidades de fotografia, cenários e personagens que tecem a estrutura de um universo particular para cada filme.
Estes universos possuem regras próprias e instauram temporalidades independentes, que se desenvolvem além das imagens em movimento apresentadas nos trailers. Nesta operação, a superfície imagética não é opaca, mas sim translúcida, o que proporciona um canal de comunicação entre o que visível e o que é imaginável. É neste campo do possível, do porvir, que se desenvolvem os mundos virtuais de cada filme. A partir deste atravessamento da imagem, que cria temporalidades, o real e o objetivo perdem espaço para o virtual e o subjetivo.
Porém, nesta exposição este canal de comunicação é ativado em seus dois sentidos: o real alimenta o virtual e vice e versa. Os trailers são acompanhados por objetos de cena – utilizados de fato nas filmagens ou criados posteriormente -, stills e documentos do processo de produção. São objetos e imagens que ganham corporeidade a partir de mundos virtuais instaurados pelos filmes.
Esta via de mão dupla proporciona ao público a possiblidade de, constantemente, reelaborar as narrativas e as virtualidades do universo da Heist Films Entertainment, colocando em perspectiva a contínua possibilidade que o cinema proporciona: criar mundos.