23.10.2019

MON lança catálogo da mostra “África, Mãe de Todos Nós”

Produzido pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), o catálogo “África, Mãe de Todos Nós” acaba de ser lançado e já está disponível na MON Loja. A exposição homônima, que está no hall térreo do Museu e que também foi produzida pelo MON, inicia uma profícua parceria entre a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) e o Museu, alinhando seus esforços pela aproximação entre público e arte, e pela ampliação de diálogos e conexões através da educação.

“O enfoque cultural-geográfico aqui apresentado atende à intenção do MON de estimular a reflexão, a compreensão e o conhecimento, assim como encorajar o intercâmbio artístico com outras regiões do Brasil e outras nações, com destaque aos países da América Latina, África e Ásia”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

A curadoria da exposição é assinada por Renato Araújo da Silva, historiador de Filosofia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro “África em Artes”.

Ele comenta que, dada a importância da cultura africana na arte mundial e na formação da cultura brasileira, a exposição busca oferecer um olhar que amplie nossa percepção não apenas para o presente como para o futuro. “À medida que nós, brasileiros, estudamos esse fenômeno e fruímos dessas manifestações artísticas, nos surpreendemos com o quanto essa África tem em comum conosco”, diz o curador.

Serviço:
Catálogo “África, Mãe de Todos Nós”
Realização do Museu Oscar Niemeyer (MON)
Disponível na MON Loja

Curitiba – Paraná