31.10.2019

MON apresenta a mostra “África, Mãe de Todos Nós: a Música e a Sonoridade”

A terceira fase da exposição de arte africana promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), “África, Mãe de Todos Nós: a Música e a Sonoridade”, inicia-se no dia 7 de novembro. A mostra, dividida em três módulos, marca o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), de São Paulo. O terceiro módulo apresentará instrumentos musicais africanos, numa alusão às festividades de fim de ano.

A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva, historiador de Filosofia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro “África em Artes”.

“Neste módulo, a temática estará apresentada por meio de uma seleção de instrumentos musicais de corda e de percussão, com seus sons correspondentes”, explica o curador. “Eles proporcionam uma ambientação e um pequeno espectro dessa imensa sonoridade musical africana, que nos envolve e que tanto nos influenciou”, diz.

Ele comenta ainda que, dada a importância da cultura africana na arte mundial e na formação da cultura brasileira, a presente exposição busca oferecer um olhar que amplie nossa percepção não apenas para o presente como também para o futuro. “À medida que nós, brasileiros, estudamos esse fenômeno e fruímos dessas manifestações artísticas, nos surpreendemos com o quanto essa África tem em comum conosco”, diz o curador.

Também faz parte da exposição o documentário “African Art – The Market of Masks” (2015), do cineasta suíço Peter Heller, exibido no mesmo local. O filme, rodado na Europa e em alguns países africanos, refere-se ao mercado contemporâneo de arte africana tradicional.

Serviço:
“África, Mãe de Todos Nós: a Música e a Sonoridade”
A partir de 7 de novembro
Hall Térreo

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Curitiba – Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas (oferecimento do Governo do Estado do Paraná)