11.11.2019

Artista Didonet Thomaz lançará livro no MON

O livro “Politopos Irregulares”, da artista Didonet Thomaz, será lançado no miniauditório do Museu Oscar Niemeyer (MON) no dia 16 de novembro (sábado), às 11h. É o desdobramento da exposição homônima que ficou em cartaz no MON até março deste ano.

Na ocasião, além do lançamento do livro, haverá uma mesa-redonda com a presença da artista; do curador da exposição, Raúl Niño Bernal, e dos conservadores Ana Caniatti e Taffarel Romulo. A conversa será mediada pelo jornalista José Carlos Fernandes, doutor em Estudos Literários.

O livro “Politopos Irregulares” divide-se em duas partes. A primeira apresenta textos curatoriais escritos por Raúl Niño Bernal. A segunda apresenta raciocínios visuais, coleções e diagramas, relatos de experimentações materiais e imateriais, referentes da pesquisa comunitária em arte realizada pela artista dedicada aos processos poéticos cotidianos de longo prazo (1998-2019) – neste caso, antes e depois do desmonte da Casa Estrela (Rua Zamenhof, 56, Alto da Glória) e da sua remontagem no Bosque Marcelino Champagnat, Campus da PUCPR, Prado Velho, Curitiba. O livro reúne fotografias (macro), eletromicrografias (micro e nano), a partir de experimentos em resinas naturais, coletadas da Araucaria columnaris no jardim original, conservadas em vidraria de laboratório durante anos.

“A publicação ‘Politopos Irregulares’ é o corolário do projeto expográfico e museográfico, de pós-doutorado, baseado no conhecimento. Inovador, a partir das artes e das ciências, explora vínculos, conceitos com temas do patrimônio cultural e novas ontologias. Incrementa o uso da intersubjetividade, revelando pela primeira vez ao público o mundo oculto da matéria e de organismos que têm a prioridade e direitos frente à vida, sua evolução, adaptação e emergência”, diz a artista.

Didonet Thomaz, autora da exposição “Politopos Irregulares”, tem Doutorado em Tecnologia (UTFPR, 2015) e Pós-doutorado em Artes Visuais (UFRGS, 2017) supervisionado pelo artista visual professor doutor Hélio Fervenza.

O curador da exposição “Politopos Irregulares”, doutor em Ciências Políticas Raúl Niño Bernal, é professor do Departamento de Estética da Facultad de Arquitectura y Diseño, da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia.

Lançamento do livro “Politopos Irregulares”, da artista Didonet Thomaz, e mesa-redonda
Dia 16 de novembro (sábado), às 11h
Miniauditório

Museu Oscar Niemeyer (MON)