02.03.2020

Museu Oscar Niemeyer lança o programa Eu Participo!

As equipes de colaboradores responsáveis pela Limpeza e Jardinagem do Museu Oscar Niemeyer (MON) foram a primeira turma do programa Eu Participo!, lançado pelo Museu nesta semana. Uma vez por mês será realizada uma conversa de cerca de uma hora sobre o museu e suas exposições.

“O objetivo é promover a inclusão dos colaboradores como público destinatário imediato das ações culturais desenvolvidas pelo Museu, apropriação do lugar e integração entre equipes”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

O programa, destinado a atender funcionários e equipes terceirizadas, contempla a realização de mediações nas exposições pela equipe do Educativo do MON, além de uma série de ações que visam reforçar o senso de pertencimento dos colaboradores.

Acesso e participação

A ação faz parte do Núcleo de Acesso e Participação (NAP), oficialmente instituído em 2019 no Museu Oscar Niemeyer. Formada por representantes de distintos setores da instituição, tem por objetivo articular e fomentar ações relacionadas à acessibilidade de diferentes perfis de público ao Museu e estimular a participação direta desses grupos no desenvolvimento de projetos específicos.

O NAP tem como objetivo geral melhorar as condições de acesso dos diferentes públicos ao MON e estimular a participação direta da sociedade na construção conjunta de soluções relacionadas à acessibilidade universal e à inclusão social.

Além do Eu Participo!, outras iniciativas desenvolvidas pelo NAP são o projeto para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que visa o desenvolvimento de ferramentas de apoio à visita ao museu de pessoas com autismo; e o projeto Museu-Cidadão, que em 2020 prevê a realização de um programa de capacitação destinado à equipe técnica do MON em parceria com a Escola de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). A capacitação colocará em discussão questões relacionadas à diversidade, combate ao racismo e À discriminação, além de outros temas contemporâneos ligados aos direitos fundamentais.