08.12.2020

MON alerta seguidores sobre perfil falso em rede social

Nas últimas semanas, um perfil falso no Instagram tem enviado mensagens em nome do Museu Oscar Niemeyer (MON), tentando atrair seguidores com a promessa de visitas gratuitas, possivelmente com o intuito de capturar números de telefone e agir de modo fraudulento, em ações como clonagem de WhatsApp e hackeamento de documentos.

O MON alerta para que todos fiquem atentos e não sigam as orientações desse perfil falso, evitando assim maiores aborrecimentos, e avisa que jamais solicita dados de seus visitantes e seguidores de redes sociais. O Museu lamenta que algumas pessoas tenham sido vítimas desse golpe e está empenhado em deter essa ação fraudulenta.

Como medida para tentar neutralizar a ação do perfil falso, o MON tem constantemente publicado alertas em suas redes sociais para orientar o público, além de ter enviado a denúncia ao Instagram, na tentativa de que a rede social tome medidas mais contundentes.

O MON informa também que seu único e oficial perfil no Instagram é @museuoscarniemeyer. Qualquer outro não tem ligação alguma com o Museu e deve ser evitado, para maior segurança do usuário.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.