15.12.2020

Mecenato cultural do MON possibilita a manutenção de projetos e ações

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou seis exposições físicas em 2020 e alcançou mais de 5 milhões de pessoas com suas ações virtuais, além de uma série de outras realizações, apesar do longo período de fechamento involuntário ao público (de 17/3 a 16/10 e após 8/12). Uma das maneiras de tornar isso possível é pela captação de recursos por meio do mecenato cultural.

Entre as várias empresas que apoiam o MON, os principais patrocinadores em 2020 foram: Moinho Anaconda, Copel, Sanepar e Grupo Volvo América Latina. “São empresas que acreditam no papel transformador da cultura”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika. “À frente dessas instituições estão gestores que têm sensibilidade para perceber que a democratização da arte altera positivamente a vida das pessoas, permitindo importantes avanços sociais”, diz.

Ela também destaca a capacidade de captação do Museu, o que se torna viável a partir de projetos consolidados pela instituição. Como exemplo, nos últimos meses, o MON inaugurou as exposições: “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição” e “Man Ray em Paris”; “Tony Cragg – Espécies Raras”; “Gente no MON”, de Dico Kremer; “A Violência sob a Delicadeza”, de Vera Martins, e “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço”, além de duas itinerâncias para o interior do Paraná.

Desde março, no período em que esteve fechado involuntariamente, o MON também intensificou a produção de conteúdo virtual, aumentando o público nas redes sociais e propiciando conhecimento e descontração de maneira remota. No período de oito meses, as atividades online realizadas pelo Museu alcançaram mais de 5 milhões de pessoas pelas redes sociais da instituição. Apenas as mediações e oficinas artísticas online alcançaram um público superior a um milhão de acessos.

Mecenato

O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, comenta que a empresa acredita nos projetos culturais como um importante vetor de transformação social. “Para a Copel, é uma honra ser a empresa que mais incentiva a cultura no Paraná”, comenta. “O MON é uma referência nacional e internacional em produção artística e a Copel tem orgulho em apoiar os projetos do Museu, que abrangem grandes exposições, nomes de referência na arte mundial e ações educativas”, afirma Slaviero.

O diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, explica que a presença da empresa no cenário cultural do Estado é uma forma de se apresentar de maneira ampliada, difusa, além do atendimento realizado.

“A principal missão da Sanepar é garantir a qualidade de vida dos paranaenses e, com o mecenato, complementamos a qualidade de vida com situações culturais e lúdicas que, especialmente em 2020, ajudaram a amenizar o período tão difícil de pandemia”, comenta.

Para o diretor de responsabilidade corporativa e institucional do Grupo Volvo América Latina, Alexandre Parker, “apoiar o Museu Oscar Niemeyer, maior museu de arte da América Latina, é uma das maneiras da Volvo incentivar e fortalecer o setor cultural local e nacional”. Ele afirma que a empresa vê a cultura como um pilar importante de inclusão e geração de prosperidade social por meio da democratização da arte, possibilitando o acesso do público ao repertório oferecido pela instituição cultural.

Inaugurado em Curitiba, em 1957, o Moinho Anaconda tem uma relação especial com a cidade e com todo o povo paranaense, segundo explica o diretor-presidente da empresa, Valnei Vargas Origuela. Ele afirma que o patrocínio ao MON, “referência internacional na divulgação de arte e projetos educacionais”, fortalece a relação do moinho com a cidade de Curitiba.

“A parceria, da qual temos muito orgulho, materializa o sentimento de gratidão da diretoria e do conselho de administração do Moinho Anaconda a esse povo que tanta confiança tem depositado em nossos produtos”, diz.

Outras empresas que apoiam o Museu Oscar Niemeyer são: Barigui S.A., Cia. de Cimento Itambé, Sita – Concrebras, Unimed Curitiba e Cataratas do Iguaçu S/A.

O mecenato cultural do MON já está aberto para 2021. Empresas interessadas em parceria podem entrar em contato pelo e-mail:

colmar@mon.org.br