25.06.2021

Catálogos de três exposições recentes estão disponíveis na MON Loja

As exposições realizadas pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) podem ser vistas também em catálogos. Os três mais recentes, que já estão disponíveis na MON Loja, são os das mostras: “Gente no MON”, do fotógrafo Dico Kremer; “Fernando Velloso por ele mesmo” e “O Mundo Mágico dos Ningyos”.

Este último apresenta bonecos japoneses que fazem parte do acervo de arte asiática do Museu, formado por mais de três mil peças, doado pelo embaixador Fausto Godoy e que estão na exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, em cartaz atualmente no MON.

No Japão, tais bonecos são objetos valiosos e frágeis, cheios de significados milenares, que evocam uma atmosfera mágica e ritualística e que ficam guardados como tesouros de família.

Gente do MON –
O catálogo “Gente no MON”, do fotógrafo Dico Kremer, apresenta obras da mostra realizada pelo Museu, que ficou em cartaz de outubro de 2020 a janeiro deste ano.

Com curadoria do professor Fernando Bini, as fotos revelam flagrantes de pessoas anônimas que visitaram o MON ao longo de três anos. Das mais de 5 mil imagens de anônimos captadas por Dico Kremer, 84 foram selecionadas para serem exibidas.

Fernando Velloso –
Outra exposição recente do MON já disponível em catálogo é “Fernando Velloso por ele mesmo”, uma homenagem aos 90 anos de vida do artista curitibano.

A mostra, realizada pelo Museu e que ficou em cartaz nos primeiros meses de 2021, tem curadoria de Fernando Bini e Maria José Justino e mostra os mais de 70 anos de vida dedicados à arte por Fernando Velloso. A mostra também pode ser vista virtualmente pela plataforma gratuita Google Arts & Culture.

Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço:
Museu Oscar Niemeyer
www.museuoscarniemeyer.org.br
ebanxbeep.com/mon_loja
bit.ly/VellosoNoMON