29.06.2021

Exposição “Japonésia”, em cartaz até domingo no MON, está disponível também online

Em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até domingo (4/7), a exposição “Japonésia”, parceria entre o MON e a Japan House São Paulo (JHSP), também pode ser vista virtualmente, no site da JHSP. 

O tour virtual está disponível em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e japonês) e conta com recursos de visualização em tela cheia, visitação pelos núcleos da mostra e possibilidade de ler na íntegra os conteúdos em textos produzidos.

A mostra de Naoki Ishikawa, considerado um dos fotógrafos mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão, traz as 74 fotografias que fazem parte de distintas séries realizadas pelo artista ao longo de 2008 a 2020, compondo um conjunto que reúne imagens de mais de 20 ilhas do arquipélago japonês. 

Com divisões que simulam uma visita presencial, o tour possui os três grandes núcleos da exposição - que podem ser acessados individualmente - e traz todas as legendas e informações gerais, vídeo institucional desta mostra e recursos de áudios gravados pelo próprio Ishikawa para algumas das fotos apresentadas. 

“Japonésia” esteve em cartaz na JHSP até janeiro de 2021 e veio para o Museu Oscar Niemeyer (MON) como fruto de uma parceria inédita do projeto de itinerância da JHSP, que prevê parcerias com importantes espaços culturais do Brasil e América Latina. 

A ação faz parte do projeto #JHSPONLINE, que publica diariamente conteúdo e atividades sobre o Japão nas mídias sociais da Japan House São Paulo desde o início da pandemia. Outras três exposições também poderão ser vistas no ambiente virtual. As estreias acontecem em 30 de junho para “DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa” e 7 de julho para “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão” e “O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”. 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis. 

Sobre o Museu Oscar Niemeyer (MON):
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.
   
Serviço:
Exposição “Japonésia” no MON 
Japan House São Paulo 
www.japanhousesp.com.br  

Em cartaz até 4 de julho de 2021
Sala 7 - Museu Oscar Niemeyer (MON)
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
www.museuoscarniemeyer.org.br