02.08.2021

Centro de Documentação e Referência do MON reabre ao público

O Centro de Documentação e Referência do Museu Oscar Niemeyer (MON) volta a atender o público após mais de um ano fechado devido à pandemia. No local estão disponíveis fotos, publicações e documentos para estudo e pesquisa. O atendimento é gratuito e feito somente com horário previamente marcado. As visitas seguem o rigoroso protocolo sanitário adotado pelo Museu.

Aproximadamente 8 mil publicações fazem parte do acervo do Centro de Documentação e Referência do MON. Entre os títulos encontram-se livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores e arquivo fotográfico.

O centro também conserva toda a documentação referente às atividades do Museu Oscar Niemeyer desde a sua construção. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 13h às 16h.

Protocolo –
- Será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes de manipulação dos materiais
- O uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência no museu
- Mochilas, bolsas de grande formato, assim como líquidos e comidas, não são permitidas no interior do museu e devem ser deixadas no guarda-volumes
- Atendimentos somente com horário marcado, pelo e-mail pesquisa.mon@mon.org.br
- Entrada gratuita para pesquisadores, com retirada de ingresso na bilheteria
- Acesso livre ao acervo bibliográfico
- Consulta local; não são realizados empréstimos de material.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço:
Centro de Documentação e Referência do Museu Oscar Niemeyer (MON)
pesquisa.mon@mon.org.br
fone: 41 3350-4465