17.08.2021

Últimos dias da exposição de Sonia Dias Souza no MON

A primeira exposição individual da artista Sonia Dias Souza, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), chega ao fim no próximo domingo. “Radical” poderá ser vista até 22/8, na Sala 1. No fim do mês, a mostra será tema do programa virtual MON ao Vivo.

Ao todo, 40 obras (entre fotografias e instalações) compõem a exposição que foi aberta ao público em 4/6. O título da “Radical” é inspirado pelo contraste entre a essência da natureza humana e as manifestações do Universo. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra propõe reflexões sobre a vida, a superação, as conexões do homem consigo e com o mundo, além de oferecer uma expansão de significados e possibilidades de interpretação – marcas registradas da artista.

A exposição também é tema do MON ao Vivo, que acontece no dia 25/8. Lançado em junho, o programa oferece oficinas gratuitas em tempo real com os participantes por videoconferência. A proposta desta edição de agosto é investigar possibilidades de criação de tintas com elementos naturais como terra, colorau, açafrão, páprica, chá ou café. A atividade é destinada a qualquer pessoa interessada a partir de 7 anos (crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um adulto). Para participar, basta preencher o formulário bit.ly/MONaoVivoAgosto. Mais informações, entre em contato pelo e-mail educativo@mon.org.br ou pelo telefone 3350-4448.

MON aberto
O Museu Oscar Niemeyer está aberto ao público, seguindo o rígido protocolo sanitário que, entre outras questões, determina a limitação de pessoas para garantir o distanciamento seguro durante a pandemia. Outra medida adotada foi a substituição de todo o material impresso, como guias e folders, por versões digitais, disponíveis por QR codes. O protocolo completo de segurança do MON está disponível aqui: bit.ly/protocolomon.

Além de “Radical”, de Sonia Dias Souza, o visitante pode conferir:  “A Travessia do Desastre”, de François Andes; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz = Matéria”; “África, Mãe de Todos Nós”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço
MON ao Vivo - Laboratório de tintas naturais.
25 de agosto, às 16h. Encontro ao vivo pelo Zoom.
Inscrições: bit.ly/MONaoVivoAgosto.
educativo@mon.org.br ou 3350-4448.
 
“Radical”, de Sonia Dias Souza
Até 22/08 – Sala 1 do MON

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba/PR
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
www.museuoscarniemeyer.org.br