08.09.2021

Na quinta-feira, o MON faz abertura pelo YouTube da exposição “Concursos como Prática”

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza abertura virtual da exposição “Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”, no dia 9/9, às 19h, pelo canal do MON no YouTube. A mostra apresenta a importante presença do Paraná com projetos premiados nos concursos nacionais e internacionais de arquitetura realizados nas últimas seis décadas.

A abertura contará com a mediação de Luan Galani, a participação de Fabiano Sobreira e Thais Saboia e a apresentação da curadora Elisabete França e de Alexandre Ruiz e Fábio Domingos Batista, produtor e coordenador da mostra.

Fabiano Sobreira é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e University College London(2002) e Pós-Doutorado na École dArchitecture da Université de Montréal (2009). É chefe da Seção de Acessibilidade e Sustentabilidade da Câmara dos Deputados, professor e pesquisador dos cursos de Graduação e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Editor do portal e revista eletrônica concursosdeprojeto.org.

Thais Saboia é arquiteta pela UFPR, Mestre em Teoria e História pela ETSAB, sócia-fundadora Saboia+Ruiz arquitetos e Doutoranda em Teoria e História pelo PROPAR/UFRGS. Atualmente é professora com dedicação exclusiva do DEAAU/UTFPR.

Com curadoria da arquiteta, pesquisadora e professora Elisabete França, a mostra apresenta uma linha do tempo com 252 premiações em 165 concursos, com a participação de 402 profissionais. Há ainda 40 maquetes dos projetos de maior impacto como o da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro; da Estação Antártica; do anexo da Assembleia Legislativa do Paraná; do Teatro Guaíra; da sede da Eletrosul, em Florianópolis; do complexo turístico Euro Kursaal; da sede do BNDES, em Brasília, entre outras. Além de infográficos, desenhos e fotografias e de um videodocumentário com relatos de profissionais.

“Mais do que um referencial da arquitetura, o MON é hoje o reflexo vivo dos que aqui passam: artistas, curadores, público”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika. “Por isso, não poderia haver instituição mais apropriada para a realização desta exposição.”

A curadora da mostra afirma que a exposição é “uma homenagem aos profissionais participantes desse imenso laboratório de ideias que caracteriza a produção da arquitetura local, que resulta da indagação coletiva que reúne e integra arquitetos de várias gerações”. Assim “o MON, cada vez mais, se consolida como a casa da arquitetura paranaense”, comenta.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Exposição “Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”
Sala 1
Abertura virtual 9/9, às 19h, pelo canal do MON no YouTube (www.youtube.com/museuoscarniemeyermon)

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 18h