26.10.2021

MON abre durante toda a semana, inclusive na véspera do feriado

Nesta segunda-feira (1°/11) que antecede o feriado de 2 de novembro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) estará aberto ao público das 10h às 18h. Além da segunda, o Museu manterá seu funcionamento normal durante toda a semana.

A excepcionalidade da abertura tem o objetivo de oferecer mais uma opção para que o público visite o local em segurança, considerando o distanciamento seguro durante a pandemia.

Um rígido protocolo sanitário prevê, entre outras questões, controle de visitantes no Museu e limites individuais de público em cada sala expositiva, de acordo com o tamanho de cada uma. Outra medida adotada foi a substituição de todo o material impresso, como guias e folders, por versões digitais, disponíveis por QR codes.

A MON Loja e o MON Café também abrirão na segunda, seguindo o horário de funcionamento do Museu. Na loja, o visitante encontra presentes, peças de design assinadas, livros de arte e livros infantis, além de catálogos e souvenirs de exposições de arte com a marca do Museu Oscar Niemeyer.

Em cartaz
Várias exposições estão em cartaz atualmente no MON. São elas: “OSGEMEOS: Segredos”; “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”; “Mens Rea: A Cartografia do Mistério”, de Mac Adams; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz ≅ Matéria”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

Ingressos
Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem e portadores de câncer com documento comprobatório). Menores de 12 anos, maiores de 60 anos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP) e membros do International Council of Museums (ICOM) têm direito à entrada gratuita, mediante apresentação de documento que comprove a condição.

Para a exposição “OSGEMEOS: Segredos”, não há bilheteria física e as vendas são exclusivas pelo site – é necessário agendamento de horário. O bilhete dá direito também a visitar as todas as mostras do MON. Para ver somente as demais exposições, o ingresso pode ser adquirido na bilheteria física até 17h30 ou on-line (esse ingresso não inclui a exposição “OSGEMEOS: Segredos”).

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Aberto durante toda a semana, inclusive nesta segunda (1°/11)