25.11.2021

MON realiza encontro de arquitetura nesta sexta-feira

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza uma série de encontros com o tema arquitetura. Nesta sexta-feira (26/11), às 19h, acontecerá o primeiro, no qual estarão presentes o arquiteto e pesquisador Sérgio Moacir Marques (PROPAR-UFRGS) e a arquiteta e professora Paula Zasnicoff Cardoso (Arquitetos Associados / UNI-BH / Ibmec), com mediação do arquiteto e professor Rodrigo Sartori Jabur (UFPR).

Os encontros são gratuitos e realizados em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR). Eles têm o objetivo de debater temas relevantes da arquitetura e cultura, utilizando como contexto a exposição “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”, atualmente em cartaz no MON.

O MON é uma das mais ousadas propostas arquitetônicas brasileiras, desenhada pelo mestre Oscar Niemeyer. Seu grandioso acervo, com mais de 9 mil obras, reúne referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além das coleções asiática e africana. Maior museu de arte da América Latina em área construída, o MON tem 35 mil metros quadrados, sendo 17 mil apenas de espaços expositivos.

Programação
O encontro desta sexta-feira acontecerá no Auditório Poty Lazzarotto, do MON. Na ocasião, o arquiteto Sérgio Marques fará o lançamento do livro: “Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul: Monitoramento e Acervo – Arquitetura de Concursos – 1950 | 2016”. A publicação é o resultado de um exaustivo trabalho de pesquisa e inventário realizado em conjunto com a professora Luciana Inês Gomes Miron.

O mesmo evento contará com uma palestra da arquiteta Paula Cardoso, com o tema: “Ressignificando Tempos e Espaços”. A mesma terá como foco três trabalhos recentes: a recém-inaugurada sede do Museu do Pontal no Rio de Janeiro, o projeto da Pinacoteca Contemporânea em São Paulo e a exposição “Utopias da Vida Comum”, que representou o Brasil na última Bienal de Veneza.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço:
Encontro de Arquitetura
Dia 26/11, às 19h, no Auditório Poty Lazzarotto
Museu Oscar Niemeyer (MON)