31.03.2022

MON lança catálogo da exposição “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”

No dia 4 de abril, às 19h, será realizado o lançamento do catálogo da exposição “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”, com a presença da curadora e dos organizadores da mostra.
A exposição ocupou a Sala 1 do Museu Oscar Niemeyer em 2021 e trouxe à luz as premiações das equipes do Paraná nos concursos nacionais e internacionais de arquitetura e urbanismo.

O evento
A solenidade contará com palestra do crítico de arquitetura Fernando Serapião e com a participação da curadora da exposição, Elisabete França. Será realizada no Auditório Poty Lazzarotto, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia.
Crítico de arquitetura, Fernando é fundador e editor da revista “Monolito”, publicada em São Paulo desde 2011, e premiada, em 2016, pela 10ª Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo. Além de editor e crítico de arquitetura, também é curador de exposições, a exemplo da mostra “Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira” (cocuradoria de Guilherme Wisnik), exibida em Portugal, em 2018, e montada no Sesc 24 de Maio, em 2020. É autor de mais de uma dezena de livros sobre o tema, como “A Arquitetura de Croce, Aflalo & Gasperini”, ganhador do Prêmio Jabuti em 2012. Atualmente, finaliza a biografia de Oscar Niemeyer, que será publicada pela Companhia das Letras.
Elisabete França, secretária executiva na Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo, dedica-se à implantação de programas de desenvolvimento urbano, habitacional e de mobilidade urbana. A arquiteta tem se destacado nas últimas décadas pelo trabalho para a promoção e divulgação da arquitetura através da curadoria de diversas exposições nacionais e internacionais, coordenação de congressos e publicações especializadas. Doutora pela FAU Mackenzie, é professora no Curso de Arquitetura da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP).

O catálogo
A publicação conta com textos de críticos e pesquisadores que debatem o tema, como Fabiano Sobreira, Paulo Bruna e Karina Scussiato Pimentel, e é um importante registro da exposição, além de apresentar textos que debatem o tema dos concursos, escritos pela curadora Elisabete França e pela equipe composta por Fábio Domingos Batista, Alexandre Ruiz e Marina Oba, assim como os 40 projetos, destaques da exposição, infográficos e a linha do tempo contendo 252 premiações.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço:
Lançamento do catálogo da exposição “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”
4 de abril, às 19h
Auditório Poty Lazzarotto