31.03.2022

Parceria do MON com TJPR promove oficina de desenho com OSGEMEOS para adolescentes

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, proporcionou, nesta quinta-feira (31/3), uma oficina de desenho ministrada pelos artistas OSGEMEOS, para adolescentes acolhidos. A dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo (São Paulo, 1974) construiu uma trajetória no mundo das artes com o desejo constante de manter-se acessível ao grande público.

Participaram da ação, 20 adolescentes, entre 14 e 18 anos, acolhidos nas instituições Lar Infantil Sol Amigo, Associação Encontro com Deus, Unidade Acolhimento Institucional Santa Felicidade, Lar Batista Esperança, Fundação Iniciativa, Fundação Solidariedade (Campo Magro) e Casa de Passagem Irmã Severina Seraglio (Almirante Tamandaré).

"Esta frutífera parceria entre o Museu Oscar Niemeyer e o Tribunal de Justiça do Paraná ratifica a vocação do MON como espaço democrático da cultura. Maior museu de arte da América Latina, hoje com mais de 14 mil obras em seu acervo, é plural e inclusivo e promove o diálogo constante entre o público e a arte", afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

"Ao realizar uma oficina artística com OSGEMEOS, o Museu ajuda a promover a individualidade e a autoestima destes adolescentes, sugerindo perspectivas para um futuro mais promissor", diz a diretora-presidente.

Para os artistas, o momento da oficina reforça a filosofia que defendem, de que todo mundo nasce com talento. “O importante é ter a oportunidade. Acredito que todo mundo aqui tem aquela portinha que abriga o talento, guardado”, disse Otávio. “Dá vontade de ficar o dia inteiro aqui com eles, desenhando”, comentou Gustavo.

Para quem participou da oficina, foi uma oportunidade de conhecer melhor a dupla de artistas, conforme relata uma adolescente: “É muito emocionante porque a gente se encanta muito pela arte. É muito bonito ver as pessoas se dedicando ao trabalho que elas têm”, disse uma participante da oficina.

A Exposição
Em cartaz no MON até domingo (3/4), a mostra “OSGEMEOS: Segredos” reúne mais de 850 itens dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, sendo a primeira retrospectiva de grande porte da produção dos artistas desde o começo da década de 1980 até hoje. São diversas pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, desenhos e cadernos de anotações, expostos por toda a torre, seguindo uma ordem cronológica.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.