08.04.2022

MON promove visita mediada, oficina e videoconferência da exposição “Da Vinci Experience”

A edição de abril do programa Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá visita mediada, oficina artística e videoconferência da exposição “Da Vinci Experience e suas Invenções”.

A visita e a oficina serão no dia 12 de abril, das 14h às 17h, com equipes do Educativo. As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. 

No dia 19 de abril, das 14h às 15h30, haverá uma videoconferência com a professora Rosemeire Odahara Graça, que irá abordar aspectos artísticos da obra de Leonardo Da Vinci.

Para se inscrever é necessário preencher o formulário online.

Convidada 
Rosemeire Odahara Graça é professora de conteúdos de História das Artes da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), da Universidade Estadual do Paraná. Doutora em Filosofia da Educação pelo Institute of Education da University of London, desenvolve pesquisas sobre história da arte paranaense e ensino de história da arte, bem como realiza curadorias de mostras e apreciações de obras de Artes Visuais.

Em cartaz 
A exposição “Da Vinci Experience e suas Invenções” apresenta a trajetória de Leonardo da Vinci (1452-1519), uma das mentes mais brilhantes da história, de forma interativa e inovadora. 

A mostra é dividida em quatro núcleos que mostram as diversas abordagens do artista – engenharia, arquitetura, pintura e anatomia –, além de vídeos e uma sala de imersão que convidam o público a mergulhar no universo criativo de Da Vinci por meio de diferentes linguagens. Em cartaz nas Salas 3 e 6 do MON, poderá ser vista até o dia 8 de maio.

Arte para Maiores
Em 2019, o programa Arte para Maiores conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em 2020, o programa tornou-se on-line, em decorrência das restrições impostas pela pandemia. Em 2021, o Arte para Maiores retornou em sua versão presencial, seguindo o protocolo de segurança.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço:
Visita mediada e oficina 
Data: 12 de abril
Horário: das 14h às 17h

Videoconferência
Data: 19 de abril
Horário: das 14h às 15h30

Inscrições: formulário
 
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – Paraná
museuoscarniemeyer.org.br