09.05.2022

Museu Oscar Niemeyer realiza Uma Noite no MON para crianças de instituições de acolhimento

Uma parceria entre o Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) permitiu que 25 crianças participassem de uma edição especial do “Uma Noite no MON”, no último sábado, dia 7. Os menores têm idades entre 5 e 12 anos e são atendidos por instituições de acolhimento de Curitiba.

O MON abriu as portas fora do horário convencional para uma visita monitorada pela mostra “Da Vinci Experience e suas invenções”, exposição que estava em cartaz nas salas 3 e 6 do Museu.

A atividade durou aproximadamente três horas. Além de conhecer a exposição, as crianças participaram de oficinas e atividades práticas. Em uma delas, aprenderam a fazer combinação de cores e deixaram a imaginação fluir, pintando paisagens em telas. Em outra oficina, aprenderam sobre desenho usando óculos 3D.

O TJPR mantém projetos e parcerias para que as crianças que moram em lares de acolhimento tenham acesso ao esporte, à cultura e à arte. A parceria com o MON permite que os menores participem periodicamente de atividades oferecidas pelo Museu.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.