13.10.2022

MON promove roda de conversa sobre exposição “Fora das Sombras”

O Museu Oscar Niemeyer (MON) irá realizar uma roda de conversa sobre a exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”, no dia 19/10, às 19h. O encontro será on-line, gratuito, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A roda de conversa terá a participação da curadora da exposição, Ana Zavadil; da diretora cultural do MON, Glaci Gottardello Ito; das artistas Ana Norogrando, Sandra Gonçalves, Lisi Wendel e do curador e conselheiro cultural do MON, Gaudêncio Fidelis.

A exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea” reúne a produção recente de 40 artistas mulheres do Rio Grande do Sul. Por meio de um conjunto de obras, muitas inéditas, as artistas questionam a situação da mulher numa história da arte dominada pelos homens. A resistência é expressada pelo processo criativo de cada uma delas, formando um conjunto inquietante e questionador.

São 140 obras de diversas técnicas. O modelo curatorial de exibição das obras é o labiríntico, sem seguir cronologia, deixando o visitante livre para escolher o seu caminho dentro da sala expositiva. Faz parte da proposta provocar questões que possam ampliar as pesquisas individuais produzidas pelas artistas. 

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. 

Serviço:
Roda de conversa sobre a exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”

Dia 19/10, às 19h

Transmissão ao vivo pelo YouTube