11.01.2023

Catálogos de exposições recentes estão disponíveis na MON Loja

Catálogos de exposições atualmente em cartaz no Museu Oscar Niemeyer – e também de várias realizadas recentemente – estão disponíveis na MON Loja. Entre eles, há publicações das mostras: “África, Expressões Artísticas de um Continente”, “Grid – Ascânio MMM”, “Afinidades” e “O Labirinto da Luz ­– Orlando Azevedo”.

“África, Expressões Artísticas de um Continente”

A exposição, que pode ser vista na Sala 4 do MON, é um recorte da grandiosa doação feita ao Museu pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), de São Paulo. A curadoria é de Renato Araújo. No total, são aproximadamente 1.700 obras de uma das mais importantes e significativas coleções de objetos de arte africana do século 20, que passaram a pertencer ao acervo do Museu Oscar Niemeyer e, consequentemente, ao Estado do Paraná, em 2021.

“Grid – Ascânio MMM”

Em cartaz na Sala 1 do MON, a exposição apresenta a obra de um dos principais representantes do abstracionismo geométrico, Ascânio MMM. Com curadoria de Felipe Scovino, reúne 25 obras em grande escala que representam o diálogo que o artista mantém, desde o início da sua trajetória, nos anos 1960, com a escultura e a arquitetura.

“Afinidades”

A mostra deu início ao projeto “Afinidades” e reuniu a obra de 20 artistas paranaenses – ou com forte ligação com o Estado. Na exposição, cada um destacou obras no acervo do Museu que dialogam entre si e, a partir delas, criou a sua própria proposta. Com curadoria de Marc Pottier e da diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, o projeto está atualmente em cartaz na Sala 3 do Museu, com sua segunda edição: “Afinidades II – Elas!”.

“O Labirinto da Luz – Orlando Azevedo”

A mostra “O Labirinto da Luz”, inaugurada no MON em dezembro de 2021, celebrou os 50 anos de fotografia de Orlando Azevedo. Foram apresentadas 237 imagens, com curadoria de Rubens Fernandes Junior. A exposição contou com diversos núcleos, referentes a algumas das vertentes criativas do fotógrafo, como: “Ruínas”; “Religiosidade”; “Índia”; “Cósmica”; “Retratos”; “Marinhas”; “Corpo e Movimento”; “Paisagem”; “Festas e Populares”; “iPhone”; “Surreal” e “Voo”.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

MON Loja

Vão-livre do Museu Oscar Niemeyer