Máscaras Okuyi - Punu
Gabão
Máscaras Okuyi - Punu
As características presentes nestes objetos podem nos oferecer informações sobre a etnia a que pertencem.
Os punu, grupo étnico do Gabão – país da costa do Atlântico da África Central –, produzem as máscaras chamadas Okuyi, que são retratos comemorativos utilizados em ritos fúnebres. Existem as máscaras “brancas” (que são pintadas com argila “pemba”) e as “negras” (que possuem uma cor que depende da pátina da madeira). Essa é uma tradição que já se perdeu no Gabão.
Olhe com calma para estas máscaras e perceba as características do penteado elaborado para uso em ocasiões especiais, as feições de serenidade, os olhos representados ligeiramente fechados, estimulando a suposição de um aspecto “oriental”.
As máscaras são feitas a partir de um ideal de beleza feminino representativo desta cultura. Você consegue notar nesta peça quais traços poderiam destacar esse ideal?
Em qual estado de espírito você imagina que estes personagens se encontram? Calmo? Pensativo? Triste?
Materiais
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.