Vão-Livre
Vão-Livre
O MON possui um dos maiores Vãos-Livres do Brasil, medindo 65 metros entre os pilotis mais distantes um do outro; os pilotis são o conjunto de colunas que sustentam a obra e são capazes de manter o pavimento térreo livre. Em formato de trapézio, os pilotis se iniciam no subsolo, sendo capazes de dar apoio aos três pavimentos do prédio.
Para construir este prédio foi utilizado o chamado concreto protendido, que consiste na junção de aço pré-tracionado ao concreto, o que aumenta a sua resistência. É esse material que permite a construção de estruturas com grandes vãos, como as pontes, e como o edifício do MON.
Caminhe contemplando o amplo espaço e a imensa área branca acima de sua cabeça. Como foi essa experiência?
Você notou as paredes de azulejos em amarelo e branco? Reparou nos desenhos e na forma que eles têm? O que eles sugerem a você?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.