Buda na Postura Bhumisparsha Mudra
Dinastia Ming (1368-1644), Sino-tibetano
Buda na Postura Bhumisparsha Mudra
No Budismo cada posição de mão (mudra) pode representar uma mensagem e/ou busca por um determinado estado de consciência a partir da meditação.
Nesta escultura, Buda está sentado com as pernas cruzadas, a mão direita tocando o chão e a esquerda no colo com a palma para cima. Essa postura se chama Bhumisparsha Mudra e significa “mudra da iluminação” em sânscrito. É o momento em que Sidarta Gautama, ao tocar a terra, a tem como testemunha de sua iluminação. Esse é o momento em que se torna Buda. Você já viu representações semelhantes a essa?
Buda está sentado em cima de uma flor de lótus. Seu significado espiritual é muito importante dentro de religiões como o budismo e o hinduísmo, por ser uma flor que tem suas raízes firmadas em águas turvas e lodosas.
As flores são símbolos presentes em diversas culturas. Você se lembra de flores em outras obras nesta exposição? Elas carregam o mesmo significado?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.