Afeganistão

Tapetes de Paz e Guerra

“Afeganistão – tapetes de paz e guerra” é a nova realização do Museu Oscar Niemeyer (MON), que está em exposição na Torre do Olho (térreo e primeiro andar). A curadoria é do colecionador Victor Nosek, com a colaboração do professor e diplomata Fausto Godoy.

A mostra reúne 37 tapetes do Afeganistão que retratam cenas de paz e guerra e refletem momentos diferentes do panorama sociopolítico e cultural daquele país. A exposição também conta com 19 joias afegãs que fazem parte do cotidiano dos povos de regiões nas quais os tapetes foram confeccionados.

• Artista
  • Curadoria

Victor Nosek

• Período em cartaz

De 24 de outubro de 2024

• Até 20 de abril de 2025

• Local

Torre

• Planeje sua visita

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO

MON realiza exposição de tapetes afegãos

“Afeganistão – tapetes de paz e guerra” é a nova realização do Museu Oscar Niemeyer (MON). A exposição poderá ser vista a partir de 24/10, na Torre do Olho (térreo e primeiro andar). A curadoria é do colecionador Victor Nosek, com a colaboração do professor e diplomata Fausto Godoy.

A mostra reúne 37 tapetes do Afeganistão que retratam cenas de paz e guerra e refletem momentos diferentes do panorama sociopolítico e cultural daquele país. A exposição também contará com 19 joias afegãs que fazem parte do cotidiano dos povos de regiões nas quais os tapetes foram confeccionados.

“Hoje, um museu não é apenas um lugar de preservação, mas um espaço de diálogo e reflexão. O Museu Oscar Niemeyer exemplifica esse papel com um acervo que vai da arte aos itens históricos e antropológicos, expandindo as barreiras físicas do que é um espaço museal”, afirma Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura do Paraná.

“Nosso objetivo também é ampliar as referências culturais. Assim, o MON destaca a riqueza das culturas asiática e africana, que compõem uma das maiores coleções especializadas das Américas, apresentadas tanto em exposições de longa duração quanto em itinerâncias pelo Paraná”, diz a secretária.

A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, comenta que a exposição é uma oportunidade para o visitante ver de perto a milenar tradição da tapeçaria afegã. “Vale lembrar que o MON possui o maior acervo de arte asiática da América Latina, após a doação de milhares de obras, anos atrás, pelo diplomata e professor Fausto Godoy, o que marcou uma nova vocação curatorial”, comenta.

Abriu-se, então, espaço no acervo, com ênfase também para as artes asiática, africana e latino-americana, em consonância com os grandes museus do mundo, tornando-o distinto da tendência eurocêntrica que domina a cultura ocidental. Tal iniciativa posicionou o Museu Oscar Niemeyer no patamar dos grandes museus internacionais.

“Nesta vertente, levamos agora até o nosso público a milenar tradição de tapeçaria afegã que, nas últimas décadas, incorporou temas bélicos aos seus tradicionais desenhos”, diz Juliana. Ambas as temáticas são apresentadas nesta inédita exposição, dividida em dois eixos: paz e guerra.

Fausto Godoy, que por aproximadamente dois anos atuou como embaixador do Brasil no Afeganistão, fala sobre a importância política da exposição, e o curador Victor Nosek explica que os tapetes que refletem o tema da paz são os mais antigos, e representam cenas pastoris, de natureza em geral ou formas geométricas.

Tribais e contemporâneos, os tapetes de guerra refletem o período entre 1970-1980 e estarão expostos, separadamente, no primeiro andar da Torre. “Precisamos olhar para eles, perceber aquela estética e refletir sobre como é possível criar beleza na guerra”, provoca Godoy.

Ele lembra que o Afeganistão é uma das regiões mais politicamente sensíveis do planeta. “Encravado entre gigantes tão diversos como Rússia, Índia, Paquistão, Irã e China, sua localização geográfica não somente o coloca na encruzilhada de grandes civilizações, como também de algumas das religiões mais importantes do planeta: o islã, o hinduísmo e o budismo, principalmente”, diz.

O colecionador e curador da mostra explica que os tapetes tribais de guerra afegãos fazem parte da tradição: arte como retrato da guerra. “Eles são uma dramática atualização dessa tradição”, informa Nosek.

Segundo ele, tais peças representam os primeiros anos da guerra russo-afegã e foram produzidos por distintas tribos seminômades pastoris, cujo modo de vida se manteve inalterado por séculos. “Que esta mostra contribua para reflexão e a humanidade alcance finalmente a paz e o progresso a que está destinada”, diz o curador.

Serviço:

Exposição “Afeganistão – tapetes de paz e guerra”
A partir de 24 de outubro
Torre do Olho (térreo e primeiro andar)

Materiais da Exposição

Exposição virtual

O MON está ao lado de grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Visite nossas exposições em formato virtual.

Conheça mais sobre esta exposição na plataforma Google Arts & Culture.

Acessar exposição virtual

Características da exposição