Próxima

Miguel Bakun

O Olhar de uma Coleção


“Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção” é a nova realização do Museu Oscar Niemeyer. A exposição, com curadoria de Eliane Prolik, será inaugurada no dia 20 de março, na Sala 11. 

Obras de Bakun que fazem parte do acervo do Museu Oscar Niemeyer poderão ser vistas num interessante diálogo com dezenas de desenhos e pinturas, boa parte inédita ao grande público, que pertencem à coleção particular de Walter Gonçalves. No total, a mostra reúne aproximadamente 60 pinturas e desenhos.



  • Artista

    Miguel Bakun

  • Curadoria

    Eliane Prolik

  • Período em cartaz

    De 20 de março de 2025

  • Até 10 de agosto de 2025

  • Local

    Sala 11

  • Planeje sua visita

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO

MON realiza exposição individual de Miguel Bakun

“Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção” é a nova realização do Museu Oscar Niemeyer. A exposição, com curadoria de Eliane Prolik, será inaugurada no dia 20 de março, na Sala 11. No dia seguinte, haverá lançamento de livro e mesa-redonda, ambos com o artista como tema.

Obras de Bakun que fazem parte do acervo do Museu Oscar Niemeyer poderão ser vistas num interessante diálogo com dezenas de desenhos e pinturas, boa parte inédita ao grande público, que pertencem à coleção particular de Walter Gonçalves. No total, a mostra reúne aproximadamente 60 pinturas e desenhos.

Para Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura, Miguel Bakun é um nome incontornável na história da arte paranaense e brasileira. “Sua obra, marcada por uma sensibilidade única e um olhar profundo sobre o cotidiano, segue inspirando gerações, e esta exposição em especial reforça o compromisso do MON em valorizar e difundir o legado de nossos artistas, proporcionando ao público um encontro com a potência criativa de Bakun”, afirma. 

“Uma mostra individual que dá ainda mais visibilidade à irretocável produção deste paranaense que é um dos representantes mais originais da arte moderna brasileira”, descreve a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

“Considerado um dos mais significativos artistas por sua inserção nacional e internacional, ganhou a alcunha de Van Gogh brasileiro não apenas pela similaridade de traços e cores, mas por características pessoais em comum, como timidez e introspecção”, diz Juliana.

Durante 30 anos, Bakun registrou o simples de maneira sofisticada. “Tornou grandiosas cenas de mar, vegetação, flores ou meros locais cotidianos, como quintais de casa. Com traços magníficos, executou também diversos retratos”, comenta a diretora. 

Curadoria

Tal conjunto, além de ser visto nesta exposição, também se transformou num livro sobre o artista, com textos que abordam a sua produção pictórica e gráfica, de autoria de Adolfo Montejo Navas e Ronaldo Brito. 

A curadora Eliane Prolik explica que o entendimento e o hábitat da obra de Miguel Bakun são objetivos desta mostra. “Através de sua pintura e desenho, Bakun expressa as particularidades de uma percepção de mundo curiosa e gentil diante da natureza e, ao mesmo tempo, evidencia uma potência criativa inusitada por meio de impetuosas e ritmadas pinceladas ou grafismos presentes na fatura de seus trabalhos”, diz. 

“Um sujeito forte e expressivo a capturar o mundo em sua arte com tamanha escuta e abertura, sendo capaz de construir uma obra de força poética e um riquíssimo pensamento visual”, comenta a curadora.

O colecionador Walter Gonçalves informa que na exposição estão presentes 25 pinturas e 24 desenhos de Bakun que se somam a cinco pinturas do acervo do Museu Oscar Niemeyer. “É importante que coleções particulares sejam oferecidas ao público e participem no processo de tornar a arte mais visível e significativa”, diz ele.

Materiais da Exposição

    Exposição virtual

    O MON está ao lado de grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Visite nossas exposições em formato virtual.

    Conheça mais sobre esta exposição na plataforma Google Arts & Culture.

    Acessar exposição virtual

    Características da exposição

    Estímulo físico

    Restrição de movimento

    Estímulo Sonoro

    Local com ruído

    Estímulo Sonoro

    Som inesperado

    Estímulo Sonoro

    Local silencioso

    Estímulo Visual

    Luz oscilante

    Estímulo Visual

    Luz natural

    Estímulo Visual

    Luz reduzida

    Conteúdo relacionado

    Visite a exposição

    Período em cartaz

    Até 10 de agosto de 2025

    Local

    Sala 11


    MON


    Acesso até as 17h30


    Venda de ingressos

    R$ 36 inteira | R$ 18 meia-entrada
    Entrada gratuita toda quarta-feira

    CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

    Eventos, exposições e outras atividades no MON.