Será inaugurada no dia 22 de novembro, data do aniversário de 22 anos do Museu Oscar Niemeyer, a exposição “Afinidades III – Cochicho”. É a terceira edição de uma realização do MON, que teve início em 2021. Com curadoria de Marc Pottier, o artista contemporâneo Luiz Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense para serem apresentadas ao lado das suas, na Sala 7.

Para a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, “Afinidades III – Cochicho” reforça o compromisso do Museu Oscar Niemeyer com a valorização do acervo paranaense e com a promoção de diálogos entre diferentes gerações de artistas. “Este é um projeto que aproxima o público do rico patrimônio cultural do Paraná, além de criar novas conexões a partir do olhar de Luiz Zerbini sobre a natureza e as paisagens brasileira e paranaense”, afirma.

“É muito mais que uma mostra. É a terceira edição de uma importante realização do Museu Oscar Niemeyer que intenciona valorizar e dar visibilidade ao seu acervo”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

Ela lembra que a primeira edição do projeto “Afinidades” convidou artistas paranaenses, ou com forte ligação com o nosso Estado, a fazerem uma imersão no acervo do MON. “A partir daí, surgiram afinidades entre obras, artistas e curadores”, comenta.

A segunda edição, em 2022, reuniu apenas artistas mulheres, de diversas regiões do Brasil, que mergulharam na coleção permanente do Museu. “O olhar feminino das convidadas conferiu à exposição uma grande diversidade de obras, passando por épocas e temáticas distintas. O resultado instigou e sensibilizou o espectador, a partir de diferentes abordagens”, diz Juliana.

Desta vez, Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense que estão presentes no acervo do MON: Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona. “Em comum, ou por afinidade, assim como as suas obras apresentadas aqui, todos os trabalhos escolhidos têm como tema a natureza”, explica a diretora. “O resultado é surpreendente”.

Curadoria

De sua autoria, Luiz Zerbini apresenta na exposição 44 pinturas, 11 aquarelas e 12 monotipias. “Com estas obras, ele nos leva para sua intimidade”, explica o curador, Marc Pottier. Segundo ele, após visitar as coleções do MON, o artista decidiu apresentar pela primeira vez o que chama de “diários de viagem”: obras suas em que a natureza é sempre o tema principal.

“No acervo do MON, Zerbini encontrou artistas paisagistas cujas visões o sensibilizaram”, explica o curador. Pottier afirma que Zerbini sempre esteve atento a esse tipo de trabalho, observando com atenção, por exemplo, as paisagens mineiras de Guignard (1896-1962), os diálogos cromáticos do artista paulista Rodrigo Andrade (1962-), as marinhas de Pancetti (1902-1958), as obras do paisagista francês Corot (1796-1875) e do artista americano Winslow Homer (1836-1910), conhecido pelas suas paisagens marítimas, entre outros. 

“Com ‘Afinidades III – Cochicho’, ele traz para o MON esse olhar delicado e intimista em relação à natureza, criando, assim, um momento para se parar e meditar, antes que seja tarde demais”, diz o curador.

O artista Luiz Zerbini explica que, para ele, cochicho é uma conversa de pé de ouvido ao ar livre, entre artistas paisagistas que passaram muitas horas sozinhos, em silêncio, pintando, olhando a natureza, o horizonte, as montanhas e a costa brasileira. “Cochicho é uma oportunidade de dar voz ao silêncio”, diz.

Documento para download

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Exposição “Afinidades III – Cochicho”
A partir de 22/11
Sala 7

Publicado por

Museu Oscar Niemeyer

Notícias relacionadas

Exposições

Últimos dias da exposição do fotógrafo German Lorca, no MON

Exposições

Catálogo da mostra que celebra os 100 anos de Poty Lazzarotto está disponível na MON Loja

Exposições

Entrada gratuita para todos os públicos no dia do aniversário do MON
Ver todas as notícias
Receba notícias