Cadeira Hexagonal

Dinastia Ming (1368-1644), China


Cadeira Hexagonal

“Na Ásia, o móvel é testemunha da longa história do continente [...].”

(Fausto Godoy, doador do acervo que compõe a exposição)

Estas peças são cadeiras de aparato, ou seja, ficavam na parte nobre das casas chinesas. Elas não eram utilizadas todos os dias, apenas em festividades ou recepção de visitas importantes. Isso explica o porquê de estarem tão bem preservadas, mesmo sendo tão antigas (dinastia Ming, 1368-1644). Você já viu uma cadeira em formato hexagonal como estas? Como o seu corpo ficaria ao sentar-se nela?

Você notou o entalhe no encosto da cadeira? Esse formato é um ruyi, símbolo de poder na cultura chinesa. A peça, que é praticamente despida de outros detalhes e adornos, tem nossa atenção para o material com que foi produzida: a beleza natural da madeira. Pensando nisso, observe as linhas próprias da madeira que existem na peça. Você já havia notado como a natureza também produz desenhos? Percebeu como eles fazem parte da composição visual das peças?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.