Erbo Stenzel
Escultura em bronze 103 x 52 x 44cm
Torso do Trabalhador, 1941
Nascido em Curitiba, Paraná, Erbo Stenzel foi autor de diversas obras na capital. Ele tornou-se renomado principalmente pelas suas esculturas na Praça 19 de Dezembro. “Torso do Trabalhador” é uma das obras acadêmicas realizadas por Erbo, em 1941, em seu terceiro ano da Escola Nacional de Belas Artes. Tente observar cada detalhe, dê uma volta em torno da obra: quais são suas primeiras impressões?
Esta obra pode ser tocada. Experimente sentir o material do qual ela foi feita. Observe como o artista realizou o acabamento da superfície da escultura e perceba as diferentes texturas. Quantas você identificou? Como você imagina que ele realizou a modelagem desta obra?
A representação da escultura é a de um trabalhador que segura uma espécie de ferramenta. Você consegue identificar que objeto é esse? Continue observando atentamente, imagine as condições de trabalho do homem representado. Com o que ele aparenta trabalhar?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.