
Miguel Bakun
O Museu Oscar Niemeyer apresentou as obras de Miguel Bakun, pertencentes a entidades, colecionadores e familiares, que reunidas às obras do próprio acervo revelaram uma valorosa coleção deste artista paranaense. Realizada em 3 salas do museu, no período de 02 de dezembro de 2003 a 07 de março de 2004, a exposição trouxe todo o mundo particular e expressionista do artista representado em pinturas, desenhos, estudos e objetos pessoais.
Um dos mais autênticos expressionistas paranaenses
Totalmente infundada é a afirmação de alguns críticos, que querem ver em Bakun apenas um impressionista, um pintor da paisagem de Curitiba e arrabaldes. Como a muitos anos, já observou Viaro: “Sua pintura é subjetiva: sem sol, sem ar, como a alma dele”. Falta-lhe portanto a objetividade tipicamente impressionista, e nem poderia deixar de sê-lo.
Já por seu próprio tipo físico, talvez, por sua ascendência eslava, lembrava um personagem de Dostoievski. Era magro, vestia-se displicentemente, no rosto anguloso brilhavam angústia e pureza dos olhos azuis. Também em sua atitude psicológica será sempre um Roskolnikov ou um Ivan Karamazov, que sentirá o fantasma da solidão, mesmo quando está com outros. O problema do misticismo em conflito com a liberdade individual, a humanidade, o orgulho, a autopunição, a os devaneios intermináveis, são tumultos tipicamente dostoievskianos, que viverão dentro dele.
Artist
Miguel Bakun
Curatorship
Suely Deschermayer e Solange Rosenmann
Exhibition period
From 2 de dezembro de 2003
Until 7 de março de 2004
Location
Salas 4, 5 e 6
Plan your visit
SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO
Images
Exposição virtual
O MON está ao lado de grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Visite nossas exposições em formato virtual.
Conheça mais sobre esta exposição na plataforma Google Arts & Culture.
Access virtual exhibition