A mostra “O Jardim - Efrain Almeida” poderá ser vista até domingo, 20 de outubro, na sala 2 do Museu Oscar Niemeyer (MON). São cerca de 40 obras que incluem esculturas, instalações, pinturas e bordados, em um recorte de diferentes períodos da produção do saudoso artista, que faleceu recentemente. A curadoria é de Bitu Cassundé.

Nos dias 16 e 19 (quarta e sábado), às 14h, haverá apresentação e debate sobre o documentário do artista “Ensaios para outros instantes” (2021). A atividade será realizada na Sala 2.

O Jardim

Desenvolvida especialmente para o MON, a exposição coloca a natureza como centro e evidencia núcleos que acionam as dimensões do sagrado, do cotidiano e da vida, recorrendo à metáfora do jardim – um território de memórias e afetividades oriundas da casa dos pais do artista, no sertão do Ceará.

A exposição dá prosseguimento à pesquisa iniciada em 2020 e que se desdobrou no documentário “Ensaio para outros Instantes” (2021) e na exposição Encarnado (2023), apresentada no Centro Cultural do Cariri, em Crato (CE). Em contato com as arvores, borboletas, pássaros e outros animais, a mostra convida o público a um diálogo com o jardim, lugar em que tudo se renova, reinventa e regenera.

Exposição “O Jardim - Efrain Almeida”
Até 20 de outubro
Sala 2

Apresentação e debate sobre o documentário “Ensaios para outros instantes”, de Efrain Almeida
16 e 19 de outubro
Duração da atividade: 1h30
Sala 2
Obs – É necessária a aquisição do ingresso comum de entrada ao MON na bilheteria ou pelo site. Não há custos adicionais para participar da atividade. Na quarta-feira a entrada é gratuita.
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia da atividade e após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br