Efigênia Rolim


Rainha do Planeta

“Vitrine, joias de ouro eu virei prum
Outro lado
Descobri meu tesouro foi no lixo
Reciclado.”
Efigênia Rolim

Qualquer material pode se tornar suporte ou matéria para produções artísticas?

Nascida em Minas Gerais, a artista e contadora de histórias Efigênia Rolim ficou conhecida, em Curitiba, por ter iniciado suas produções após mudar-se para cá. Ela conta que, quando viu um papel de bala na rua brilhando ao sol, ficou encantada com aquela beleza simples, enxergando no papel infinitas possibilidades de criação.

Observe atentamente a diversidade dos materiais que fazem parte desta obra. Imagine esta obra em movimento. Que tipos de som ela poderia emitir?

As criações de Efigênia não são apenas objetos, são personagens que ganham vida nas histórias, poemas e rimas da artista. Que histórias esta imponente personagem te contaria?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.