Franz Weissmann

Aço esmaltado 202 x 210 x 210 cm


Flor Mineral, 1999

O renomado arquiteto e importante colaborador no projeto de construção de Brasília (DF), Oscar Franz Weissmann, artista austríaco, apresenta o vazio como um espaço no qual o olhar atravessa, percorre, caminha. Perceba que, nesta escultura, o artista cria uma espécie de moldura com linhas retas para a forma circular presente em seu interior. A forma da escultura lembrar alguma coisa para você? 

Agora, toque na obra. Considerando que ela é feita de aço, a temperatura e a textura dela condizem com a ideia que você tem sobre esse material? Como você imagina que ela foi realizada? Por quais processos de produção você acha que ela passou? 

Caminhe ao redor da escultura. Perceba como ela se apoia sobre os vértices das próprias linhas, a forma que se constrói a partir da junção de três placas de metal dobradas e soldadas. Olhe para as formas circulares que os espaços vazios sugerem. Observe de perto a cor vermelha. Com cuidado, experimente o interior da obra. Qual é a forma do vazio? 

O que o título dessa obra sugere? Apesar do nome “Flor Mineral”, Franz não propõe um significado único para ela. A percepção é subjetiva e pode ser analisada e decifrada à sua maneira. 

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.